Anuncios Shopping UOL
Ricardo Haag

Seguidores

sábado, 26 de setembro de 2009

Aula 8 - A Aliança Eterna


A Aliança Eterna

• Como já dissemos, Deus sabia como tudo iria acontecer antes da criação do mundo e criação das suas criaturas, Deus é Onisciente. Mas Deus quis criar seres livres para conviver com eles e sabia que iriam pecar e que não poderia intervir.

• Vimos que 1/3 dos anjos, após o teste da livre vontade, caíram juntamente com Lúcifer. Não houve plano de salvação para os anjos, devido a conviverem diretamente com Deus.

• Mas Deus iria criar o homem e sabia que também o homem iria cair. Qualquer criatura livre que Deus criasse, iria cair. Mas Deus amou o homem de tal maneira, que antes de criá-lo, arquitetou um plano para salvá-lo. Deus quis redimir o homem e desfazer tudo aquilo que sabia iria acontecer.

• Na "eternidade passada", aconteceu a coisa mais importante para a raça humana, antes mesmo do homem ser criado. A Bíblia nos mostra que uma das pessoas da Tri-Unidade, Deus o Filho, ofereceu-se para fazer essa redenção. Deus aceitou a oferta e fez o plano.

• Quando Jesus ofereceu-se, foi feita uma "Aliança Eterna". No céu, na "eternidade passada", foi feita uma Aliança entre Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; uma Aliança onde comprometiam-se entre Eles, a salvar o homem que iria ser criado.

• É por causa dessa Aliança que o homem é salvo. É essa Aliança que está sendo colocada no tempo para o homem. Através da Bíblia Deus está nos informando acerca dessa Aliança; a Bíblia é o livro da Aliança.

• Testamento é uma palavra para Aliança; por isso temos V.T. e N.T. Porém, é uma só Aliança, são dois passos de uma mesma Aliança.

 Isaías 46:9~10; Deus anuncia as coisas desde o princípio.
 Miquéias 5:2; Jesus conhecido desde os dias da eternidade.
 II Timóteo 1:7~10; A graça dada em Jesus, antes dos tempos eternos.
 Tito 1:1~3; Vida eterna, a qual Deus que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos. V. 3; e manifestou no tempo próprio.

 I Pedro 1:18~20; O sangue de Jesus é conhecido antes da fundação do mundo,
mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós.

• Isso aconteceu quando Deus disse que iria criar o homem e salvá-lo. Ele sabia que o homem se perderia, mas Jesus falou: "Eu estou aqui, ó Deus, para fazer a sua vontade." Jesus não veio ao mundo como solução, Jesus é a solução antes da fundação do mundo.

 Salmo 40:6~8;palavras de Jesus registradas, as quais Ele disse antes da fundação do mundo.

 Hebreus 10; desenvolve o tema do Salmo 40.
 Hebreus 10:1~10;sangue de bode e touros não tira pecado.
 João 1:29; mas, quando João Batista viu Jesus Cristo, numa nação em que o pecado era resolvido através de morte e sacrifício de animais, de cordeiros, disse: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo."
 Apocalipse 13:8; O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

• Quando o homem pecou, a sentença sobre ele seria a morte. Porém, o pecado contaminou o homem de tal forma, que seu sangue não poderia ir ao céu para fazer expiação, ou seja, sofrer as conseqüências pelo pecado. Alguém deveria morrer em seu lugar.

• É através do sangue que há remissão dos pecados:

 Hebreus 9:22; sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados.
 Levítico 17:11; é o sangue que faz expiação pela vida.
 Hebreus 9:11~12;o sangue de Jesus diante de Deus como redenção eterna.
 Apocalipse 5:9~10;Jesus dando o sangue para nos comprar de volta.
 Apocalipse 12:10~11; nós vencemos o Diabo pelo sangue do Cordeiro.

• Então, o Senhor Jesus ofereceu-se como substituto e disse: "Eis-me aqui, ó Deus meu, para fazer a tua vontade."

• A vontade de Deus é a salvação do homem. Jesus quis agradar ao Pai, tornando-se homem e tomando sobre Si os nossos pecados.

 João 1:1~5 e 14; o Verbo se fez carne. Jesus é a própria Palavra de Deus.
Apocalipse 19:13; mostra Jesus na sua volta; o Verbo de Deus.
 Filipenses 2:5~11;Jesus abdicou de sua condição de Deus e se fez homem; humilhou-se a Si mesmo e Deus o exaltou sobre todos.
 Colossences 1:9~20; Jesus é a nossa redenção. Ele é antes de todas as coisas e
nele subsistem todas as coisas.

• Esta é a "Aliança Eterna" que Deus está colocando na história, está aplicando para aqueles que crêem. Todos os que crêem em Jesus, fazem parte desta Aliança de sangue, "A Aliança do Senhor Jesus".

• Por isso, quando Jesus instituiu a ceia Ele disse:

 Lucas 22:20;é o novo pacto (testamento, aliança) em meu sangue.
 Mateus 26:28;o sangue do pacto para remissão dos pecados.
 I Coríntios 11:25;este cálice é o novo pacto no meu sangue.

Histórias de Moises

Moisés (em hebraico, Moshe, משה), profeta israelita da Bíblia Hebraica (conhecida entre os cristãos como Antigo Testamento), da Tribo de Levi. De acordo com a tradição judaico-cristã, Moisés foi o autor dos 5 primeiros livros do Antigo Testamento (veja também Pentateuco). É encarado pelos judeus como o principal legislador e um dos principais líderes religiosos. Para os muçulmanos, Moisés (em ár. Musa, موسى) foi um grande profeta.



Segundo o Livro do Êxodo, Moisés foi adotado pela filha do Faraó Seth, Thermuthis, que o encontrou enquanto se banhava no rio Nilo e o educou na corte como o princípe do Egito. Aos 40 anos, após ter matado um feitor egípcio levado pela "justa" cólera, é obrigado a partir para exílio, a fim de escapar à pena de morte. Fixa-se na região montanhosa de Midiã, situada a leste do Golfo de Acaba. Por lá acabou casando-se com Séfora e com ela teve um filho chamado de Gérson. Quarenta anos depois, no Monte de Horebe, ele depara-se com uma sarsa ardente que queimava mas não se consumia e assim é finalmente "comissionado pelo Deus de Abraão" como o "Libertador de Israel".



Ele conduziu o povo de Israel até ao limiar de Canaã, a Terra Prometida a Abraão. No início da jornada, acurralados pelo Faraó, que se arrependera de te-los deixado partir, ocorre um dos fatos mais conhecidos da Bíblia: A divisão das águas do Mar Vermelho, para que o povo, por terra seca, fugisse dos egípcios, que tentando o mesmo, se afogaram. Logo no início da jornada, no Monte de Horebe, na Península do Sinai, Moisés recebeu as Tábuas dos Dez Mandamentos do Deus de Abraão, escritos "pelo dedo de Deus". As tábuas eram guardadas na Arca do Concerto. Depois, o código de leis é ampliado para cerca de 600 leis. É comumente chamado de Lei Mosaica. Os judeus, porém, a consideram como a Lei (em hebr. Toráh) de Deus dada a Israel por intermédio de Moisés. Em seguida, os israelitas vagaram pelo deserto por 40 anos até chegarem a Canaã.

Durante 40 anos (segundo a maioria dos historiadores, no período entre 1250 a.C. e 1210 a.C.), conduz o povo de Israel na peregrinação pelo deserto. Moisés morre aos 120 anos, após contemplar a terra de Canaã no alto do Monte Nebo, na Planície de Moabe. Josué, o ajudante, sucede-lhe como líder, chefiando a conquista de territórios na Transjordânia e de Canaã.
No Cristianismo, Moisés prefigura o "Moisés Maior", o prometido Messias (em grego, o Cristo). O relato do Êxodo de Israel, sob a liderança por Moisés, prefigura a libertação da escravidão do pecado, passando os cristãos a usufruir a liberdade gloriosa pertencente aos filhos de Deus.
Nome de Moisés
A origem do nome Moisés é controversa. As evidências apontam para a origem egípcia do nome sem o elemento teofórico. Més (ou na forma grega, mais divulgada, Mósis), deriva da raiz substantiva ms (criança ou filho), correlata da forma verbal msy, que significa "gerar" (note-se que na língua egípcia, à semelhança de outras do Próximo Oriente, a escrita renunciava ao uso das vogais). Més significa assim "gerado", "nascido" ou "filho". Tome-se como exemplo os nomes dos faraós Ahmés (Amósis), que significa "filho de [deus] Amon-Rá", Tutmés (Tutmósis), significando ("filho de [deus] Tut), ou ainda Ramsés, com o significado de "filho de [deus] Rá".
De acordo com Êxodo 2:10 (ALA), é explicado que "quando o menino era já grande, ela [a mãe natural] o trouxe à filha de Faraó, a qual o adoptou; e lhe chamou Moisés, dizendo: Porque das águas o tirei." Para os judeus, o nome Moisés, em hebr. Móshe (מֹשֶׁה), é associado homofonicamente ao verbo hebr. mashah, que têm o significado de "tirar". Na etimologia judaica popular, têm o significado de "retirado [isto é, salvo]" da água. Veja também Antiguidades Judaicas, Flávio Josefo, Livro II, Cap. 9 § 6.



Estudiosos da História acreditam que o período que Moisés passou entre os egípcios serviu para que ele aprendesse o conceito do "Monoteísmo", criado pelo faraó Akhenaton, o faraó revolucionário, levando tal conceito ao povo judeu.