Anuncios Shopping UOL
Ricardo Haag

Seguidores

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Aula 21 - A Semente da Mulher




• Gênesis 6:1~12

Estudamos na aula passada a 1ª tentativa de Satanás de impedir o nascimento da "semente da mulher", com seu plano de contaminar a raça humana. Dissemos também que este texto de Gênesis, precede o juízo do dilúvio para o 2º período que estamos estudando, no qual o homem foi deixado para ser guiado pela sua própria consciência.

• Vimos que para entendermos este texto a primeira coisa a ser definida é o que são "filhos de Deus" e "filhas dos homens". Mostramos na Bíblia que filhos de Deus no V.T. refere-se aos anjos e a Adão. O princípio bíblico para ser chamado de filho de Deus é o de ser uma criação direta de Deus, como os anjos e Adão assim foram. Hoje nós, os que aceitamos Jesus como Salvador, também passamos a ser chamados de filhos de Deus, pois nascemos de novo por criação direta de Deus. Filhas dos homens vimos tratar-se das mulheres da raça humana.

• Terminamos concluindo que o texto de Gênesis 6:1~12, nos fala que anjos caídos possuíram mulheres da raça humana e tiveram filhos com elas, e estes filhos eram gigantes. Veremos outras passagens, agora no N.T., mostrando que esses "filhos de Deus" eram anjos caídos, identificando o pecado deles e o juízo de Deus que aconteceu.

• II Pedro 2:1~5
Pedro neste texto está nos advertindo contra o surgimento de falsos mestres, que tentarão corromper o povo de Deus com falsas doutrinas. Pedro vai comparar os atos destes falsos mestres com o ato daqueles anjos de Gênesis 6.

V.1; "Mas houve também entre o povo (de Israel) falsos profetas, como entre vós (Igreja) haverá falsos mestres..."

E Pedro vai falar que há um castigo reservado para estes falsos mestres, comparando ao que Deus já havia feito no passado em matéria de disciplina para aqueles que tentaram destruir o seu povo com heresias.

V.3; "... a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita."

V. 4; aqui vem o nosso assunto, pois Pedro está citando o que estamos estudando em Gênesis 6; "... não poupou a anjos que pecaram, mas lançou-os no inferno e os entregou aos abismos da escuridão".

Esses anjos foram presos num lugar chamado de Tártaros no grego, que não é o inferno, o lago do fogo. Também podemos concluir que o texto não está falando do pecado de Lúcifer (Satanás) do começo, pois ele está solto. Os anjos citados em
Gênesis 6 estão presos e estarão lá até o juízo da tribulação, quando então serão soltos; "reservando-os para o juízo".

V.5; aqui o texto liga esses anjos presos ao tempo de Noé; o pecado desses anjos está relacionado com o mundo pré-diluviano.

• Então Pedro informa isso, que anjos pecaram e por causa do seu pecado, foram colocados em "abismos" até o dia de outro juízo.

• Judas 3~8

Judas está falando aqui do mesmo problema que Pedro relatou, falsos mestres que enganarão o povo de Deus. Judas também vai comparar o juízo para esses falsos mestres, com o juízo daqueles anjos.

V.6; "aos anjos que não guardaram o seu principado (domicílio), mas deixaram a sua própria habitação (seu estado original), ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia."

Percebem que Judas está falando dos mesmos anjos que Pedro citou?

V.7; "assim como Sodoma e Gomorra, ..., havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, ..."
Aqui Judas está falando que esses anjos foram presos porque não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, sua própria habitação. No grego, o seu próprio domicílio, sua habitação, é a palavra "oiketerion". Esta palavra é usada somente mais uma vez no N.T.

II Coríntios 5:1~2

- tabernáculo; Paulo está falando do nosso corpo terrestre.
- habitação (oiketerion); indica o corpo que teremos na eternidade, corpo espiritual.
o Percebem o que aqueles anjos fizeram? V.6; "... aos anjos que não guardaram o seu principado mas deixaram a sua própria habitação". No grego: deixaram o seu "oiketerion", o seu corpo espiritual, o seu estado inicial como foram criados.
o "ido após outra carne..."; aqui Judas compara o pecado desses anjos com o que ocorreu com Sodoma e Gomorra; foram após algo que não era permitido. Os homens de Sodoma e Gomorra procuravam homens para se relacionarem ao invés de mulheres; estavam seguindo outra carne.

• Os anjos podem se materializar, eles foram criados com essa possibilidade. Vimos na aula passada que os anjos são enviados por Deus, com a permissão para um determinado serviço. Os anjos de Gênesis 6 fizeram aquilo em total rebeldia a Deus, abandonaram o seu próprio domicílio e como juízo foram "reservados em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia."

 Gênesis 18:1~8; três anjos aparecem a Abraão e um deles era o próprio Jesus.
 Gênesis 19:1~8; os anjos que foram destruir Sodoma e Gomorra.

• Em Gênesis 6 aconteceu o que estudamos e com isso veio o juízo do dilúvio. Hoje ainda pode acontecer o que vimos, mas não pode haver mais procriação, pois Deus deu um basta. Os anjos que fizeram isso foram presos como exemplo para outros anjos caídos.

• Gênesis 6:4; ... e também depois.

o Quando depois? O dilúvio veio para destruir esta raça contaminada por causa desse relacionamento completamente fora dos planos de Deus, era uma "aberração". Satanás mandou esses anjos fazerem isso para contaminar a raça humana. Como que Jesus, a "semente da mulher", iria nascer de uma raça que não era mais humana? Estava tudo contaminado pois todos, a exceção de Noé e sua família, pereceram no dilúvio.

o O que aconteceu aqui em Gênesis 6 aconteceu novamente adiante, e Moisés relatou de uma só vez as duas vezes que isso ocorreu. O resultado desse relacionamento ilícito gerou gigantes, que não eram pessoas nem da raça humana pura e nem anjos, eram seres estranhos. Após o dilúvio sobraram apenas 8 pessoas, os quais não tinham essa contaminação.

o Mas quando o povo de Deus chegou a terra prometida, encontraram gigantes lá.
Números 13:25~33

Deuteronômio 3:11; leito com 9 côvados = 4,5 m de comprimento e 4 côvados = 2 m de largura.

o Agora: aqueles gigantes não tinham morrido no dilúvio? Isto que lemos aconteceu séculos após o dilúvio, quando o povo de Deus estava entrando na terra prometida. Interessante, justo na terra prometida! Golias foi um dos últimos descendentes dos gigantes; os filisteus eram povos daquela região.

o Vemos com isso que Satanás com seus anjos caídos, tentou novamente corromper a raça e justamente na região onde Deus estava preparando o povo para o nascimento de Jesus, a "semente da mulher", o Salvador prometido desde o início.

o Quando os filhos de Israel chegaram à terra prometida encontraram gigantes, por isso da frase em Gênesis 6:4; "e também depois..."

o Quando tentaram pela 2ª vez, Deus colocou esses anjos no abismo e decretou que quem assim procedesse iria para lá. Por isso quando Jesus expulsou os demônios do homem gadareno, aquela legião, eles pediram para não serem mandados para o abismo; Lucas 8:26~31.

o Na primeira vez o dilúvio veio e exterminou todo a raça contaminada. Na segunda vez os israelitas, o povo de Deus, destruíram com suas espadas aqueles povos de gigantes. Por isso Deus mandou assolar aquela terra, por isso podemos compreender porque Deus mandava matar aqueles povos no V.T.

• Gênesis 6:6; então arrependeu-se o Senhor...
E Deus olhou para tudo aquilo e veio essa expressão difícil de entendermos. Será que Deus arrependeu-se de ter feito o homem? Será que Deus planejou errado? Será que não deu certo e ficou arrependido?

Números 23:19; "... nem filho do homem para que se arrependa"

Deus não se arrepende assim. O escritor Moisés escreveu em sua própria experiência o que se passou no coração de Deus, quando Deus viu aquela abominação. Moisés descreveu de acordo com os recursos humanos, com a experiência que conhecia. Trouxe à experiência humana, conforme nosso entendimento, o que se passou com Deus. Isso chama-se "antropomorfismo"; antropos = homem, morfismo = a forma. Para nós entendermos deve ser da forma que conhecemos. Várias vezes a Bíblia utiliza esse recurso literário para descrever o que se passa com Deus.

• A palavra arrepender literalmente significa: mudar de mente. Todas as vezes que a Bíblia diz que o Senhor arrependeu-se, está anunciando "o Senhor vai mudar o rumo da história", e aqui realmente Ele mudou. Sempre tem essa conotação.

NÚMEROS - Josué é designado como sucessor de Moisés



JOSUÉ, O LÍDER INDICADO POR DEUS

INTRODUÇÃO

O nome Josué “Yehoshua” (Hb.) é o equivalente do nome Jesus (Gr.). Josué, filho de Num, tinha sido um auxiliar achegado e amigo fiel de Moisés durante os quarenta anos de peregrinação de Israel no deserto (Ex. 17); (Nm. 13 e 14). Josué, homem cheio do Espírito Santo de Deus, já designado sucessor de Moisés (Nm. 27. 24-28). Substituir Moisés, líder inigualável (Dt.34: 10,11), naquelas circunstâncias e às vésperas de entrar na terra da promissão, teria que ser uma pessoa, segundo indicação de Deus. Benjamim Franklin, estadista norte-americano em 1783 disse: “Nunca houve guerra boa nem paz ruim”. Mas Josué foi designado por Deus para uma guerra santa ou uma conquista épica, contrariando a máxima supra. Deus quando quer, faz coisa que a razão perde a razão ou a lógica perde a lógica. Mas quem era Josué, apenas um indicado por Deus?

1. JOSUÉ, O ESCRAVO HEBREU

Ele nasceu na escravidão do Egito e recebeu o nome de Oséias (Nm. 13:8), que significa “salvação”. Mas tarde, Moisés mudou esse nome para Josué (Nm. 13:16), “Jeová é Salvação”, a forma hebraica de Jesus (Mt. 1:21); (At. 7:45); (Hb. 4:8). Ao chamarem o bebê de “salvação”, os pais estavam dando testemunho de sua fé na promessa divina de redenção para o seu povo (Gn. 15: 12-16) Josué era da tribo de Efraim e o filho primogênito de num (ICr. 7:20-27). Isso significa que sua vida corria perigo na noite da Páscoa, mas ele teve fé no Senhor e foi protegido pelo sangue do cordeiro (Ex. 11:12). Enquanto estava no Egito, Josué viu os sinais e prodígios que Deus realizou (Ex. 7:12); (Ex. 12:12); (Nm. 33:4). Josué viu o Senhor abrir o Mar Vermelho e em seguida fechar as águas e afogar os egípcios na praia, mistério de Deus. Assim sendo, durante vários anos, Deus preparou Josué para um futuro promissor.

2. JOSUÉ, SERVO DE MOISÉS

(Js. 1:1). Ser servo de Deus hoje é muito caro para alguns magnatas que preferem ser bispos, apóstolos, senhores e reis. Ser servo de outrem semelhante, evidentemente que seria ainda muito mais humilhante. Mas a Bíblia diz que Josué era servo de Moisés. Na carreira cristã a humildade precede a honra. O primeiro ato público e oficial de Josué, servo de Moisés, foi na batalha dos hebreus contra Amaleque (Ex.17:8-16). Ali tornou-se general com aptidões militares extraordinárias. É possível que Josué tenha recebido quando ainda estava no Egito algumas instruções militares. Quando teve que escolher, escolheu como Moisés sofrer com o povo de Deus. Quando Moisés precisou de espias para ver a terra teve em Josué, um homem de visão e espírito de conquista. Deus já estava trabalhando o coração de Josué para futuras batalhas e grandes conquistas. Gosto de ler JOSUÉ, SERVO DE MOISÉS (Ex.24:14). Penso que Deus quando quer fazer um grande líder, primeiro o faz servo de um grande homem.

3. JOSUÉ, O SERVO QUE TRANSFORMOU-SE NUM GRANDE LÍDER

(Dt. 31:1-8). Que texto lindo! Que documentário! Que transição governamental! A incumbência de um líder não é eterna. Para uns dura um pouco. Para outros dura um pouco mais. Para outros ainda dura longo tempo e, até parece que se perpetuará, como de Moisés, quarenta anos, mas também teve fim. Quem poderia sucedê-lo? Assim como Deus havia levantado a Moisés certamente levantaria um sucessor à altura. Ao longo de meu ministério, tenho visto muitas igrejas e organizações paraeclesiásticas se debaterem, quando não se destruírem em sucessivas suceções, mas sempre sem a graça de Deus. Um bom líder não despreza o passado, vive o presente e constrói um futuro. Aristóteles, filósofo grego disse em sua obra política “Aquele que nunca aprendeu a obedecer não tem como ser um bom comandante”.