Anuncios Shopping UOL
Ricardo Haag

Seguidores

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Aula 21 - A Semente da Mulher




• Gênesis 6:1~12

Estudamos na aula passada a 1ª tentativa de Satanás de impedir o nascimento da "semente da mulher", com seu plano de contaminar a raça humana. Dissemos também que este texto de Gênesis, precede o juízo do dilúvio para o 2º período que estamos estudando, no qual o homem foi deixado para ser guiado pela sua própria consciência.

• Vimos que para entendermos este texto a primeira coisa a ser definida é o que são "filhos de Deus" e "filhas dos homens". Mostramos na Bíblia que filhos de Deus no V.T. refere-se aos anjos e a Adão. O princípio bíblico para ser chamado de filho de Deus é o de ser uma criação direta de Deus, como os anjos e Adão assim foram. Hoje nós, os que aceitamos Jesus como Salvador, também passamos a ser chamados de filhos de Deus, pois nascemos de novo por criação direta de Deus. Filhas dos homens vimos tratar-se das mulheres da raça humana.

• Terminamos concluindo que o texto de Gênesis 6:1~12, nos fala que anjos caídos possuíram mulheres da raça humana e tiveram filhos com elas, e estes filhos eram gigantes. Veremos outras passagens, agora no N.T., mostrando que esses "filhos de Deus" eram anjos caídos, identificando o pecado deles e o juízo de Deus que aconteceu.

• II Pedro 2:1~5
Pedro neste texto está nos advertindo contra o surgimento de falsos mestres, que tentarão corromper o povo de Deus com falsas doutrinas. Pedro vai comparar os atos destes falsos mestres com o ato daqueles anjos de Gênesis 6.

V.1; "Mas houve também entre o povo (de Israel) falsos profetas, como entre vós (Igreja) haverá falsos mestres..."

E Pedro vai falar que há um castigo reservado para estes falsos mestres, comparando ao que Deus já havia feito no passado em matéria de disciplina para aqueles que tentaram destruir o seu povo com heresias.

V.3; "... a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita."

V. 4; aqui vem o nosso assunto, pois Pedro está citando o que estamos estudando em Gênesis 6; "... não poupou a anjos que pecaram, mas lançou-os no inferno e os entregou aos abismos da escuridão".

Esses anjos foram presos num lugar chamado de Tártaros no grego, que não é o inferno, o lago do fogo. Também podemos concluir que o texto não está falando do pecado de Lúcifer (Satanás) do começo, pois ele está solto. Os anjos citados em
Gênesis 6 estão presos e estarão lá até o juízo da tribulação, quando então serão soltos; "reservando-os para o juízo".

V.5; aqui o texto liga esses anjos presos ao tempo de Noé; o pecado desses anjos está relacionado com o mundo pré-diluviano.

• Então Pedro informa isso, que anjos pecaram e por causa do seu pecado, foram colocados em "abismos" até o dia de outro juízo.

• Judas 3~8

Judas está falando aqui do mesmo problema que Pedro relatou, falsos mestres que enganarão o povo de Deus. Judas também vai comparar o juízo para esses falsos mestres, com o juízo daqueles anjos.

V.6; "aos anjos que não guardaram o seu principado (domicílio), mas deixaram a sua própria habitação (seu estado original), ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia."

Percebem que Judas está falando dos mesmos anjos que Pedro citou?

V.7; "assim como Sodoma e Gomorra, ..., havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, ..."
Aqui Judas está falando que esses anjos foram presos porque não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, sua própria habitação. No grego, o seu próprio domicílio, sua habitação, é a palavra "oiketerion". Esta palavra é usada somente mais uma vez no N.T.

II Coríntios 5:1~2

- tabernáculo; Paulo está falando do nosso corpo terrestre.
- habitação (oiketerion); indica o corpo que teremos na eternidade, corpo espiritual.
o Percebem o que aqueles anjos fizeram? V.6; "... aos anjos que não guardaram o seu principado mas deixaram a sua própria habitação". No grego: deixaram o seu "oiketerion", o seu corpo espiritual, o seu estado inicial como foram criados.
o "ido após outra carne..."; aqui Judas compara o pecado desses anjos com o que ocorreu com Sodoma e Gomorra; foram após algo que não era permitido. Os homens de Sodoma e Gomorra procuravam homens para se relacionarem ao invés de mulheres; estavam seguindo outra carne.

• Os anjos podem se materializar, eles foram criados com essa possibilidade. Vimos na aula passada que os anjos são enviados por Deus, com a permissão para um determinado serviço. Os anjos de Gênesis 6 fizeram aquilo em total rebeldia a Deus, abandonaram o seu próprio domicílio e como juízo foram "reservados em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia."

 Gênesis 18:1~8; três anjos aparecem a Abraão e um deles era o próprio Jesus.
 Gênesis 19:1~8; os anjos que foram destruir Sodoma e Gomorra.

• Em Gênesis 6 aconteceu o que estudamos e com isso veio o juízo do dilúvio. Hoje ainda pode acontecer o que vimos, mas não pode haver mais procriação, pois Deus deu um basta. Os anjos que fizeram isso foram presos como exemplo para outros anjos caídos.

• Gênesis 6:4; ... e também depois.

o Quando depois? O dilúvio veio para destruir esta raça contaminada por causa desse relacionamento completamente fora dos planos de Deus, era uma "aberração". Satanás mandou esses anjos fazerem isso para contaminar a raça humana. Como que Jesus, a "semente da mulher", iria nascer de uma raça que não era mais humana? Estava tudo contaminado pois todos, a exceção de Noé e sua família, pereceram no dilúvio.

o O que aconteceu aqui em Gênesis 6 aconteceu novamente adiante, e Moisés relatou de uma só vez as duas vezes que isso ocorreu. O resultado desse relacionamento ilícito gerou gigantes, que não eram pessoas nem da raça humana pura e nem anjos, eram seres estranhos. Após o dilúvio sobraram apenas 8 pessoas, os quais não tinham essa contaminação.

o Mas quando o povo de Deus chegou a terra prometida, encontraram gigantes lá.
Números 13:25~33

Deuteronômio 3:11; leito com 9 côvados = 4,5 m de comprimento e 4 côvados = 2 m de largura.

o Agora: aqueles gigantes não tinham morrido no dilúvio? Isto que lemos aconteceu séculos após o dilúvio, quando o povo de Deus estava entrando na terra prometida. Interessante, justo na terra prometida! Golias foi um dos últimos descendentes dos gigantes; os filisteus eram povos daquela região.

o Vemos com isso que Satanás com seus anjos caídos, tentou novamente corromper a raça e justamente na região onde Deus estava preparando o povo para o nascimento de Jesus, a "semente da mulher", o Salvador prometido desde o início.

o Quando os filhos de Israel chegaram à terra prometida encontraram gigantes, por isso da frase em Gênesis 6:4; "e também depois..."

o Quando tentaram pela 2ª vez, Deus colocou esses anjos no abismo e decretou que quem assim procedesse iria para lá. Por isso quando Jesus expulsou os demônios do homem gadareno, aquela legião, eles pediram para não serem mandados para o abismo; Lucas 8:26~31.

o Na primeira vez o dilúvio veio e exterminou todo a raça contaminada. Na segunda vez os israelitas, o povo de Deus, destruíram com suas espadas aqueles povos de gigantes. Por isso Deus mandou assolar aquela terra, por isso podemos compreender porque Deus mandava matar aqueles povos no V.T.

• Gênesis 6:6; então arrependeu-se o Senhor...
E Deus olhou para tudo aquilo e veio essa expressão difícil de entendermos. Será que Deus arrependeu-se de ter feito o homem? Será que Deus planejou errado? Será que não deu certo e ficou arrependido?

Números 23:19; "... nem filho do homem para que se arrependa"

Deus não se arrepende assim. O escritor Moisés escreveu em sua própria experiência o que se passou no coração de Deus, quando Deus viu aquela abominação. Moisés descreveu de acordo com os recursos humanos, com a experiência que conhecia. Trouxe à experiência humana, conforme nosso entendimento, o que se passou com Deus. Isso chama-se "antropomorfismo"; antropos = homem, morfismo = a forma. Para nós entendermos deve ser da forma que conhecemos. Várias vezes a Bíblia utiliza esse recurso literário para descrever o que se passa com Deus.

• A palavra arrepender literalmente significa: mudar de mente. Todas as vezes que a Bíblia diz que o Senhor arrependeu-se, está anunciando "o Senhor vai mudar o rumo da história", e aqui realmente Ele mudou. Sempre tem essa conotação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...