Anuncios Shopping UOL
Ricardo Haag

Seguidores

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Aula 11 - Lição 03 - Crianção do Homem



4.3 Espírito - Alma - Corpo


• Na aula passada, vimos como Deus formou o homem e como o homem se compõe: Espírito, Alma e Corpo. Veremos agora, como cada parte é individualmente e como elas interagem-se entre si.


• Na tradução da Bíblia para o português, três palavras do grego foram traduzidas como vida. Porém, essas palavras são palavras distintas ora significando vida no espírito, ora vida na alma e ora vida do corpo.


 Vida no Espírito: Zoé (Chay no hebraico); vida da qualidade de Deus,
vida no espírito, vida eterna.


 Vida na Alma: Psyche (Nephesh no hebraico); vida racional, vida da alma,
a vida do homem.


 Vida no Corpo: Bios; o presente estado de existência, vida natural,
vida da carne corrompida após o pecado.


• Vemos que a Bíblia, no original, trata de cada parte especificamente. Veremos que cada uma delas tem um centro pessoal e atributos também específicos, apesar da interação muito forte entre essas partes; podemos chamar de "vidas próprias". Lembrar que ainda estamos falando do homem como foi criado originalmente por Deus.


a) Corpo


 Levítico 17:11; a vida da carne está no sangue. Algumas traduções dizem: a alma da carne está no sangue, e isso traz muita confusão. O correto é: a vida da carne está no sangue. Em várias passagens as palavras vida e alma confundem-se.


 Levítico 17:14; a vida de toda a carne é o sangue.


 Deuteronômio 12:23; o sangue é a vida.


 Gênesis 9:4; a carne com sua vida, isto é, o sangue.


• Carne refere-se ao corpo; portanto o corpo tem uma vida própria. Se uma pessoa se cortar ou se ferir, com perda grande de sangue, caso não for socorrida, inclusive com uma transfusão de sangue, a pessoa morre. Morre porque o corpo acabou? Não, morre porque o que dá vida a seu corpo, na forma atual, é o sangue.


• Muitas vezes dizemos: a alma saiu do corpo e o corpo morreu. Muitas pessoas pensam assim: porque a alma saiu, então o corpo morreu. Isso não é verdade. A Bíblia nos informa: porque o corpo morreu, a alma saiu.


 Gênesis 35:18; ao sair-lhe a alma (porque morreu).

Se fosse o contrário, ninguém cometeria suicídio. Como uma pessoa pode tirar sua alma para morrer? A pessoa se suicida, fazendo algo ao seu corpo.


• Estamos citando isso para entendermos que cada uma das três partes do homem, de certa forma, é um centro pessoal com vida própria. A vida do nosso corpo está no sangue. O corpo é um centro pessoal com vida própria; o corpo tem uma vida própria do corpo.


• Quando o corpo deixa de ter a vida do corpo, a alma então sai. Porque o corpo morreu, porque parou de funcionar, fisicamente falando (por velhice ou por algum outro problema), então a alma sai, pois não tem mais nada para fazer ali.


• Mas o que faz o corpo? O corpo possui atributos que são somente do corpo, p.ex.: andar, beber água, etc. Apesar de não separar-se da alma nem do espírito para andar ou beber água, essas funções são somente do corpo. Os cinco sentidos são funções exclusivas do corpo: ver, ouvir, cheirar, saborear e tocar.


Agora, quando digo: "eu te amo", não é uma função do corpo, é uma emoção que está ligada exclusivamente a alma.


b) Alma


• A alma é a manifestação do ser humano, é a sua personalidade. A alma é formada por: mente, emoção e vontade. O tempo todo estamos trabalhando nessas três áreas; meu intelecto (minha mente) está raciocinando, estou tendo algum tipo de emoção e a minha vontade é o resultado do que estou fazendo, é o que escolhi fazer.


• A vontade é o resultado do que a minha mente propôs. A vontade concretiza, manifesta, o que se passa em meu intelecto e em minhas emoções. Tudo o que faço, é porque exerci vontade para cumprir. A alma é o centro dos nossos problemas.


• Com nossa alma é impossível compreendermos as coisas de Deus, pois Deus colocou o espírito no homem para ter comunhão com o homem no espírito. O nosso intelecto está interligado aos nossos sentidos e quando raciocina ou quando quer entender alguma coisa, naturalmente diz: "preciso ver", "preciso entender como funciona", "se não entender como vou crer?" As coisas de Deus são espirituais e são pela fé, você não vai ver nada. Porém, o intelecto pede para ver.


• Imaginem se todas as pessoas não se manifestassem, se fossem como um poste: não abrissem a boca, não tivessem sentimento, sem intelecto, nenhuma vontade, isso seria nada, isso seria um poste. O que faz você vir aqui? Foi uma decisão na sua alma. O que fez você colocar essa roupa hoje? O que fez a sua vida estar no ponto em que está? O que faz você atrair ou não pessoas para que gostem de você? O que faz você ter problemas ou sucessos? O que faz as pessoas te conhecerem é elas relacionarem-se com você, conhecerem a manifestação do seu intelecto, a sua vontade e as suas emoções. A alma é a manifestação do homem neste planeta.


• A minha alma é o centro de comunicação com meus semelhantes; é nessa comunicação que vem amizade ou inimizade. A minha alma é a manifestação de como eu sou e não tem nada a ver com o corpo ou o espírito.


• Quando vou para um lugar tranqüilo, digo que me alegra e que traz paz para minha alma, ou então digo que não gosto de tal lugar. O corpo e o espírito não têm nada com isso, o que manifestei é um sentimento, uma emoção, e sentimento está na alma. É verdade que o corpo será levado a ver coisas, será comandado pela alma.


• A alma tem também o seu centro pessoal, ela age e vive no intelecto (na mente), nas emoções e na vontade. Na alma é que reside o nosso "livre arbitrium", a nossa vontade, que é soberana. Ela pode ser influenciada pelo corpo ou pelo espírito, mas é soberana; quando decido algo está decidido.

• Alma e corpo são muito interligados. Os cinco sentidos do corpo: ver, ouvir, cheirar, saborear e tocar, são as janelas da minha alma. O que os cinco sentidos fazem, é levar informações para minha alma. Vejo, ouço, daí reajo na minha personalidade, na minha alma.


• Podemos dizer que somos o resultado do que vemos e do que ouvimos. Por isso, precisamos selecionar o que ver e ouvir, para que a nossa manifestação seja em padrão correto. Tudo em mim entra pelo ouvido ou pelo olho (em situação normal); é levado para dentro. Então, a minha emoção e a minha mente, vão sendo treinadas para o bem ou para o mal, para rir ou ficar triste, a partir do que vejo e do que ouço.


• Eu sinto, eu quero, eu penso, são ações na alma e só na alma. O corpo tem ações físicas, porém a alma se expressa através do corpo. Quando você está alegre ou triste e as pessoas olham para seu rosto logo vão notar, pois o corpo reflete a nossa alma.


 Provérbios 15:13; o coração alegre aformoseia o rosto.


 Provérbios 2:10~11


• Se a alma influencia o corpo, o corpo também influencia a alma. Há um intercâmbio muito grande entre alma e corpo. A Bíblia chama esse intercâmbio, esse relacionamento muito próximo, de homem exterior; é a manifestação da alma influenciada pelo corpo.


 II Coríntios 4:16; o nosso homem exterior se corrompe, vai envelhecendo, vai tendo
problemas. Aqui já falando do homem caído, ou seja, após o pecado.


• Já o nosso homem interior, que é a nossa alma influenciada pelo espírito, se renova de dia em dia; isso falando para as pessoas que já aceitaram a Jesus como Salvador e têm um espírito novo, sem pecado. Veremos mais adiante que existe uma luta entre espírito e corpo, uma luta interna muito grande, para comando da alma.


• A alma, influenciada pelo corpo, preocupa-se com o mundo natural. Recebendo informações através do corpo, a alma reage para com o mundo natural e para com os nossos semelhantes. Já o espírito age e reage para com as coisas espirituais, age e reage com o mundo espiritual.


• A Bíblia define também o que se chama de homem natural (corpo + alma) e homem espiritual.


 I Coríntios 2:14~15; o homem natural não entende as coisas do espírito. Então,
com a alma e o corpo não é possível entendermos as coisas de Deus; isso é básico para entendermos tudo.


• O homem natural é assim chamado, pois a alma e o corpo comunicam-se com o mundo natural. Porém, embora o espírito fique isolado, ele está ali o tempo todo. O homem natural não tem um espírito recriado, não tem então a comunicação com o céu. O homem natural, só entende o mundo natural: o que vê, o que pode ser explicado, o que entende.


• Já o homem espiritual, é aquele que tem o seu espírito recriado. I Coríntios 2:14~16, nos fala da diferença entre homem espiritual e homem natural. O V.16 nos aponta que podemos ter a mente de Cristo. Com o nosso espírito recriado, nossa alma volta a condição de comando originalmente criada por Deus e passa então pelo processo chamado de santificação; processo esse de mudança do padrão da alma para tudo o que Deus programou. Santificação é a transferência da vida de Cristo, do padrão da Palavra de Deus, para nossa vida; é por isso que mudamos. Quando isso acontece, passamos a viver o que Paulo nos disse em Gálatas 2:20

O Maná do Deserto


- Deuteronômio 8:3: Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem.

- Quando se fala em maná, os botânicos dão dois tipos diferentes de plantas.

1º- É uma árvore da famíliadas oleóceas (família na qual pertence aquela castanha verde que dá nos sombreiros à beira-mar ), castanha está semelhante a este tipo de maná.

2º- É um líquem que apresenta um talo comestível. Líquem é o nome dado a uma associação entre alga e fungo ou cogumelo. Um exemplo de alga é aquela planta encontrada dentro dos aquários de peixes.


- Na Bíblia, o maná é dito como sendo, provavelmente, o líquem, pois é:

- Branco.

- De sabor como bolos de mel.

- Semelhantes a escamas, fino como a geada.

- Derretia-se com o sol.

- Colhido pela manhã.

- Caía após o orvalho da noite.

- Caía do céu, como as "sementes" da alga mais o fungo caem do céu levadas pelo vento, para dar uma outra planta, uma nova planta.


- O Maná na Minha Vida

- Deus teve que derrubar alimento espiritual em cima de mim para que eu o enxergasse, pois estava cego, obsecado pela alimentação cheirosa mas pobre que o mundo dava.

- No entanto, tudo que ganahava na vida não vale uma linha das Sagradas Escrituras como disse alguém.


O Maná Para os Iraelistas

- Voltando a Deut.8:3, temos as etapas do ensinamento dado por Deus aos israelitas durante 40 anos no deserto:

1) Humilhação

- Constou de primeiro uma privação de alimentos e segundo da provisão do maná, vindo diretamente de Deus, pois até aquele dia, 5740 anos atrás, para eles, uma alga específica não tinha ainda se juntado com um cogumelo específico para formar uma nova espécie. E Deus fez esta combinação saborosa ainda.

- O maná obrigou Israel a reconhecer que dependia de Deus, a fonte última da vida.


2) Não só de pão viverá o homem

Há dois tipos de vida
1- Vida fruto do bem-estar material

2- Vida fruto da Palavra de Deus


UM SEMEADOR SAIU A SEMEAR
1) Uma parte das sementes caiu no caminho - as aves comeram.

2) Outra caiu sobre as pedras - germinou mas morreu por falta de água.

3) Outra caiu no meio dos espinhos - ao crescer, os espinhos a sufocaram.

4) Outra afinal, caiu em terra boa - cresceu e produziu.


- A semente é a PALAVRA DE DEUS.

1) A que cai à beira do caminho, o diabo a tira do coração das pessoas para que ouvindo não creiam e portanto não sejam salvos.

2) A que cai sobre a pedra, não se aprofunda nos corações, pois não têm raízes fortes.

3) A que cai entre espinhos não amadurecem, pois as riquezas e deleites da vida a impedem.

4) A que cai na terra boa são os que ouvem de bom e reto coração e retêm a Palavra fazendo-a frutificar.

- As Três Primeiras semeaduras são exemplos de vida fruto do bem-estar material, com discórdias, frustações e infelicidade.
- Mas a vida que preza a Palavra de Deus e a faz frutificar é semelhante a um homem que ao edificar uma casa, fez um buraco fundo e ali fez o alicerce da casa; e, vinda a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa, e não a pode abalar, por ter sido bem construída.


3) Tudo o que procede da boca do Senhor

- É o alimento para a alma. Está aqui o alimento, é a Palavra de Deus.

- Jesus usou-a quando de sua tentação no Deserto (em Mateus 4). Ele respondeu a satanás: "Está escrito", através dessa arma o diabo foi golpeado e vencido por três vezes. Quando usamos a Palavra de Deus divinamente revelada, não há possibilidade que resvalemos.


Conclusão de Deuteronômio 8:3

- A nossa procura deve ser guiada, para o que é forte, eterno, incorruptível nem que sejamos humilhados, pois Deus prova desta maneira para que o Espírito seja mais forte, com alicerce mais profundo, inabalável.

- Fortalecei o espírito, porque toda carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; Mas a Palavra do Senhor permanece eternamente.