Anuncios Shopping UOL
Ricardo Haag

Seguidores

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Aula 16 - Julgamento do homem.


• Estudamos na aula passada, a queda do homem e as conseqüências da queda. Vimos como conseqüências do pecado do homem:

o Morrendo, morrerás. Morrendo espiritualmente, morrerás fisicamente. Com o pecado, o homem morreu espiritualmente (separou-se de Deus) e a morte física entrou na raça humana.

o Somos servos de quem obedecemos. O homem, ao pecar, tornou-se servo do pecado, servo de Satanás e porconseguinte perdeu a soberania na terra. Vimos que a terra passou para Satanás.

o Com a entrada do pecado, além da entrada da morte física, advieram as doenças, as maldições, as desavenças, etc.
Vimos também como Jesus foi tentado da mesma forma que Eva, porém venceu usando a única arma vitoriosa contra Satanás, que é a Palavra de Deus, literalmente. Hoje veremos o julgamento do homem e outras conseqüências que se seguiram.

a) Folhas de figueira

• Gênesis 3:7

Aquele casal pecou e imediatamente viram que estavam nus e fizeram aventais, cintas, para se cobrirem diante de Deus. Vimos anteriormente, em Gênesis 2:25, que após a formação da mulher, ambos estavam nus e não se envergonhavam. O que mudou?

• Salmo 104:1~2
Esta era a cobertura do homem antes do pecado, a mesma cobertura de Deus. Você pode perguntar: mas como, era visível? Esta cobertura era física, era visível; cobertura de glória. Foi esta cobertura que o homem perdeu.

 Romanos 3:23; Porque todos pecaram e destituídos estão da glória
de Deus (ou carecem da glória de Deus).
 Êxodos 34:29~35; O rosto de Moisés resplandeceu após falar com
Deus no monte Sinai.
A glória de Deus em Moisés era física, era visível, brilhava de tal maneira que o povo não conseguia olhar para ele.

• Vocês acham que Adão e Eva tinham problemas de visão? Se houve visão perfeita, foi naquele casal, pois quando estavam no Jardim do Éden, com certeza não possuíam problemas físicos. Eles estavam nus e não se envergonhavam! Quando viram que estavam nus, não foi por problemas de visão, foi porque perderam a cobertura de Deus.

• Todos os animais foram criados por Deus com uma vestimenta própria: as aves possuem penas; os animais terrestres possuem pêlos, couro; os peixes possuem escamas. Somente o homem foi deixado sem uma vestimenta natural, não é interessante? E o homem é compelido, naturalmente, a fazer uma vestimenta artificial para si, até para se proteger das intempéries. Isso é tão natural no homem que, assim que Adão e Eva viram que estavam nus, quiseram fazer uma vestimenta para se cobrirem. Mas ali havia algo muito mais profundo do que simplesmente uma cobertura física.


• A Bíblia, logo no começo, fixa um símbolo para esconder a nudez do homem para com Deus: folhas de figueira. Foi isso que eles fizeram; eles queriam esconder sua nudez de Deus com aventais, com cintas, feitas com folhas de figueira; obras feitas por eles com material natural. Folhas de figueira simbolizam uma cobertura feita pelo próprio homem para se esconder de Deus, para dizer que está vestido diante de Deus, e não está. Folhas de figueira simbolizam o nosso esforço, as nossas obras para estarmos vestidos diante de Deus.

• Sempre soubemos através do mundo, que eram folhas de parreira e não folhas de figueira. Porque o mundo, influenciado por Satanás, trocou de folhas de figueira para folhas de parreira? Israel foi citada por Jesus como a figueira que não dá fruto, somente folhas. Mas Jesus é a videira verdadeira, João 15:1~2, e todos que Nele estão, dão frutos; a videira também é chamada de parreira. Invertendo-se de folhas de figueira para folhas de parreira, o Diabo quer descaracterizar a videira verdadeira, que dá frutos, que é Jesus, que é a única cobertura que pode nos vestir diante de Deus.

• Princípio espiritual: para estarmos vestidos diante de Deus, temos que ter vestiduras que Deus nos dá, como esse casal possuía, antes de serem submetidos ao teste. Se tivessem sido aprovados no teste, se tivessem comido da árvore da vida, eles perpetuariam no homem uma vestidura de linho puro, fino e resplandecente. Esta é a vestidura dos santos e a nossa nos aguarda; é assim que Deus veste os seus.
 Apocalipse 19:11~14; a volta de Jesus com os santos vestidos de linho fino, branco e puro.Mas aquele casal, infelizmente, resolveu escolher o modelo e material de suas roupas.

• Gênesis 3:8~13

Com a noção da nudez, eles tiveram medo e se esconderam (V.10). Mas, não tinham feito uma vestimenta? Afinal, estavam nus ou vestidos? Viram como não poderiam se apresentarem diante de Deus cobertos com aqueles folhas de figueira? Nosso esforço para nos vestirmos diante de Deus é vão. Viram também outro fruto do pecado? Ouvi a tua voz e tive medo.

 I João 4:15~21; Deus é amor e quem permanece em amor permanece em Deus e Deus nele. No amor não há medo, antes o perfeito amor (que é Deus), lança fora todo o medo.

Como eles se separaram de Deus, o medo tomou conta deles. Medo de quem? Medo de Deus, fruto do pecado. Diante de Deus é impossível permanecermos com mentiras e pecado, somente com vestes de linho fino, puro e branco, que é a vestidura de Jesus. Os anjos de Deus também usam vestes brancas; Mateus 28:2~3.

• Deus não é onipresente? Deus não sabia onde Adão estava? Porque então, no Jardim, Deus pergunta ao homem: onde estás? Esta é uma pergunta gloriosa.
 Romanos 3:10~12; não há quem busque a Deus
Ver também o  Salmo 14.

• Onde estás? Esta é a busca de Deus ao homem. Essa pergunta ressoa ao longo de toda a história da humanidade, desde Adão até hoje; onde estás homem? Deus deseja que todos os homens sejam salvos, e essa pergunta ressoa para todos.
 I Timóteo 2:4

• Cada um que se achega a Deus, Ele estava perguntando: onde estás? E muitos não se achegam a Deus, pois respondem: "estou atrás de uma árvore que se chama religiosidade"; e Deus responde: "folha de figueira!". Outros respondem: "estou atrás da árvore da caridade, eu faço caridade, eu sou tão bom, não faço mal para ninguém"; e Deus fala: "folha de figueira!". Senhor!, "estou no seminário, não falto a nenhum culto, sou uma pessoa religiosa"; Deus vai falar: "folha de figueira!". A árvore mais perigosa, é a árvore da religião. Toda religião que soma alguma coisa, algum outro livro ou outro ensinamento à Palavra de Deus, é folha de figueira. Eva também adicionou e modificou a Palavra de Deus, é a Bíblia e mais alguma coisa, isso é folha de figueira.

b) Julgamento da serpente.

• Satanás não estava entendendo mais nada. Ele pensou: "agora acabei com a raça humana; como fui destinado para o lago do fogo, o homem também será destinado para lá. Eu queria ser semelhante ao Altíssimo e o pecado do homem foi o mesmo, ser como Deus conhecendo o bem e o mal". Porém, os anjos não conheciam o atributo de Deus chamado "graça", não houve graça para os anjos.
 Hebreus 2:16; não presta auxílio, não socorre aos anjos.
Os anjos conheciam a Deus diretamente, estavam em Sua presença livremente. Quando pecaram, não houve socorro a eles, não houve plano de salvação para os anjos. Mas ali estava o Diabo em estado de choque; "como!, Deus está ainda procurando o homem?"

• Satanás esperava que a raça humana fosse destinada ao lago do fogo, porque não conhecia a graça, a graça de Deus movendo-se a favor do homem, ainda que imerecidamente para este, sem o homem merecer nada, por isso é graça, é de graça. Quanto vale o sangue de Jesus? Ele á a moeda. Fomos comprados pelo precioso sangue como de cordeiro, imaculado, sem mancha, o sangue de Jesus. Ele nos comprou e nós não pagamos nada.

• Gênesis 3:14~15; Deus vai tecer juízo aqui.
V.14; a serpente, o animal, levou uma repreensão também, houve uma responsabilidade por seu corpo ser usado. Comer pó tem dois sentidos: serpente, o animal, não come pó, mas Satanás quer comer pó. O nosso corpo foi feito do pó da terra, e esse é o alimento predileto de Satanás, matar homens. Ele é homicida desde o princípio.

• Porei inimizade entre ti serpente (está falando agora com Satanás) e a mulher. Deus estava dando a primeira profecia da vinda de Jesus Cristo, com detalhes incríveis. Somente o Espírito Santo pode ter essa Sabedoria. Em uma única frase Deus disse assim: "Satanás, alguém nascerá de uma virgem e esmagará a tua cabeça; é verdade que ao esmagar a tua cabeça, Ele será ferido, mas você será morto".

• ... entre a tua descendência e sua descendência (da mulher). No original hebraico está assim: "...entre a tua semente e a semente da mulher".
o Descendência de Satanás; refere-se a seus seguidores. Jesus chamou os fariseus de "Raça de víboras",  Mateus 3:7 e 12:34.

o Semente da mulher! Mulher tem semente? Com quem está a semente para gerar uma criatura? A mulher tem óvulo, a semente está com o homem. Mas Deus está declarando aqui, que da mulher, sem interferência masculina, nascerá o descendente. A semente estará numa mulher. A semente, no hebraico, é feminino e o pronome que vem em seguida, é Ele, "este" na maioria das versões; no hebraico o pronome é Ele. Ele quem? A semente que tinha sido citada um pouco antes.

• "Porei inimizade entre ti (Satanás) e a mulher, e entre a tua semente (descendência, seguidores) e a sua semente (da mulher), Ele te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirá o calcanhar".

o "Ele, não ela, te ferirá a cabeça"; uma cobra só pode ser morta pela cabeça. O sentido original da palavra "ferirá" é: socará, socará a cabeça.

o "Ele será ferido no calcanhar". Na cruz, é lá, que Ele vai te socar a cabeça serpente. Ele será ferido no calcanhar (é onde uma serpente pica); Ele será ferido, mas te esmagará.

o Esta profecia foi devida à "Aliança Eterna", feita antes da fundação do mundo, conforme já estudamos.

c) Julgamento da mulher.

• Gênesis 3:16
A mulher havia tomado uma posição que nunca fora lhe dada, ela decidiu e atuou absolutamente fora da autoridade do marido. Deus estabeleceu uma ordem hierárquica na família. Esta ordem não foi uma ordem preferencial, ou seja, Deus não olhou para o homem e para a mulher e disse: "acho que o homem é mais capaz, ou porque gosto mais do homem, vou dar a função de cabeça da família ao homem". Isso seria preferência. Não é assim, foi dada uma ordem funcional. No plano de Deus, tinha que haver uma hierarquia na família e Deus, em Sua soberania, colocou a chefia com o homem.

• Também Deus criou para aquele homem, uma auxiliadora idônea. De onde foi tirada a mulher?
Gênesis 2:21~22; foi tirada do lado.
A mulher foi criada para estar ao lado do marido, não contra, nem na frente nem embaixo. Mas quando Eva começou a decidir sozinha, inverteu aquela ordem.

•  I Coríntios 11:3
Aqui a ordem hierárquica de Deus é bem clara. Deus compara a posição da mulher e seu marido, com a posição de Cristo e Deus. Pode ser uma posição ruim? A mulher decidiu sozinha e a Bíblia mostra, em várias outras passagens, que a mulher é mais passível de engano.
 Efésios 5:22~24; outro paralelo da posição da mulher.
 Efésios 5:25~26; uma palavra aos maridos.

• Há uma posição para a mulher de sujeição ao marido. Quando ela não está ocupando esse lugar, acontecerão problemas. A mulher não foi feita para ser cabeça na família.

o V.16; "... e o teu desejo será para teu marido, e ele te dominará". A ordem original agora foi enfatizada.

d) Julgamento do homem.
• Gênesis 3:17~19
"... em fadiga comerás dela"; "em fadigas" é a mesma palavra no hebraico que "em dor" do V16.
A primeira coisa que Deus chama a atenção de Adão qual é? "Porque destes ouvidos à voz de tua mulher"; em outras palavra: "Adão, você saiu do comando, você deixou de ser o cabeça". Não é o marido somente que vai falar em casa, porém a mulher tem que posicionar-se como auxiliadora idônea e o marido como cabeça. Deus fala através do marido na família. Existem muitas mulheres querendo ser cabeça e muitos maridos não posicionando-se como cabeça. Satanás está fazendo de tudo para inverter isso, pois deu certo lá no Jardim do Éden; sempre dá certo quando há a inversão.

• O homem é o cabeça da família. A maldição no homem trouxe maldição também sobre a terra; na terra não haviam espinhos, abrolhos, ervas daninhas. Hoje preparamos a terra para o plantio e logo estão crescendo as ervas daninhas, sem nenhum esforço. A terra no Éden produzia imediatamente, hoje temos que adubá-la, regá-la e esperar que dê o fruto. No milênio, quando Jesus retirar a maldição da terra, a terra produzirá abundantemente como no começo. A Bíblia diz que aquele que colhe virá atrás do que planta, virá colhendo imediatamente. Já pensaram nisso?

• A terra ficou amaldiçoada por causa do pecado do homem e por isso há trabalho e há suor, tudo por causa da maldição.

NÚMEROS - Esboço do Livro de Números


Esboço do livro de Números.
Autor: Tradicionalmente Moisés
Data: Cerca de 1400 a.C.

Autor

Tradicionalmente, a autoria é atribuída a Moisés, a personalidade central do livro. Nm 33.2 faz uma referência especifica a Moisés, registrando pontos sobre a viagem no deserto.
O título em português Números é tirado de seu título (arithmoi) na tradução grega do AT (a septuaginta), seguido pela Vulgata (numeri). No texto hebraico, o nome do livro é No Deserto , tirado da linha de abertura. “Falou mais o senhor a Moisés, no deserto do Sinai”.


Data

Assumindo a autoria mosaica, provavelmente o livro tenha sido escrito por volta de 1400 aC., pouco antes de sua morte. Os acontecimentos deste livro ocorrem durante cerca de 40 anos, começando logo após o Êxodo, em 1400 aC.


Conteúdo

A divisão dos livros de abertura do AT em cinco livros ou pergaminhos (chamado “o Pentateuco”, significa “Cinco pergaminhos”) não deve obscurecer o fato de que cada um dos cinco livros é uma continuação do precedente. Moisés, cujo nascimento é contato no Ex 2 e cuja morte é narrada em Dt 34, é a figura que une a história do Êxodo até Deuteronômio.
O Livro de Número continua o relato do período mosaico, que se inicia com o Êxodo. Começa com Israel ainda no Sinai. A entrada dos israelitas no deserto do Sinai é registrada em Ex 19.1. Israel deixa o Sinai em Nm 10.11.
Número tem duas divisões principais: 1) a seção contendo instruções enquanto ainda no Sinai (1.1-10.10); 2) a viagem no deserto que cobre o itinerário do Sinai até as planícies de Moabe através do Jordão da Terra Prometida (10.11-36-13). As instruções no Sinai lidam com a preparação para a viagem, e o resto do livro conta a viagem em si.
As instruções no Sinai (1.1-10.10) cobrem uma variedade de tópicos, mas aqueles que lidam com o preparo da viagem dominam. Os caps. 1-4 lidam com uma série de instruções para numerar (fazer o censo de) vários grupos, seguido de um relatório de concordância com o mandamento. Os caps. 5-6 lidam com a imundície ritual, a infidelidade marital, e os nazireus. No cap. 7, os líderes do povo trazem ofertas para o tabernáculo. O cap. 8 fala da consagração dos levitas. O cap.9 lida com a Páscoa e a nuvem e o fogo; o motivo do preparo é reconsiderado em 10.1-10, onde são dadas instruções para que sejam feitos sinais com as trombetas.
A seção de Nm que lida com a viagem (10.11-36.13) tem duas partes principais. Em primeiro lugar, 10.11-25.18 descreve a destruição de geração que vivenciou a libertação do Egito por meio do Senhor. Os pontos-chave nesta parte são os relatos das queixas, rebeliões e desobediência da primeira geração, que levou à morte deles.
A segunda subseção (26-36) narra a preparação da segunda geração para a entrada na Terra Prometida. Começa com um novo censo (comparar com o cap. 1), observando que toda a primeira geração, exceto Josué, Calebe e Moisés, morreu no deserto. Essa seção termina com a distribuição da terra entre as tribos depois de elas terem entrado na Terra Prometida.


Cristo Revelado

Jesus Cristo é retratado em Nm como aquele que provém. O Apóstolo Paulo escreve sobre Cristo que ele era a pedra espiritual que seguiu os israelitas pelo deserto e deu-lhes a bebida espiritual (1Co 10.4). A pedra que deu água aparece duas vezes na história do deserto (cap 20; Ex 17). Paulo enfatiza a provisão de Cristo às necessidades de seu povo, a quem libertou do cativeiro.
A figura messiânica do rei de Israel é profetizada por Balaão em 24.17, “Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, e um cetro subirá de Israel”. A tradição judaica interpretava este verso messianicamente, conforme atestado pelos textos de Qumran. Jesus Cristo é o Messias, de acordo com o testemunho uniforme do NT, e o verdadeiro rei sobre quem Balaão fala.


O Espírito Santo em Ação

Fala-se diretamente sobre o E. Santo no cap. 11. Lá o Espírito é retratado como realizando duas funções: ungido para a liderança e inspirando a profecia. No v. 16, Moisés está pedindo ajuda ao Senhor em seus deveres de liderança. A resposta é que o Senhor tomará o Espírito que está sobre Moisés (identificado no v. 29 como o Espírito do Senhor) e o passará para seus líderes. Mesmo um líder como Moisés era incapaz de fazer tudo e precisava de uma liderança doada pelo Espírito para a realização de sua tarefa.
Quando o Espírito é dado aos anciãos, ele causa a profecia (v. 25). Somente o setenta anciãos nomeados profetizam. Quando Josué se queixa que dois dos anciãos no acampamento também estão profetizando, Moisés expressa o desejo de que todo o povo de Deus também recebesse seu Espírito e profetizasse. Essa esperança de Moisés é retomada em Jl 2.28-32 e é definitivamente cumprida no Dia de Pentecostes (At 2.16-21), quando o Espírito foi derramado e tornou-se disponível a todos.


Esboço de Números


I. Instruções para a viagem do Sinai 1.1-10.10

Relato sobre a tomada do censo 1.1-4.9

1) Censo militar 1.1-2.34
2) Censo não militar: levitas 3.1-4.49

Instruções e relatos adicionais 5.1-10.10

1) Cinco instruções 5.1-6.27
2) Ofertas dos líderes 7.1-89
3) Levitas dedicados 8.1-26
4) Segunda Páscoa 9.1-14
5) Direção pela nuvem e fogo 9.15-23
6) As trombetas de prata 10.1-10

II. Relato da viagem do Sinai 10.11-36.13

Rebelião e punição da primeira geração 10.11-25.18

1)Relato da primeira marcha do Sinai 10.11-36
2) Queixas do povo 11.1-3
3) Ansiando por carne 11.4-35
4) Desafio para Moisés 12.1-16
5) Recusa a entrar na Terra Prometida 13.1-14.45
6) Instruções relacionadas às ofertas 15.1-41
7) Desafios à autoridade de Arão 16.1-18.32
8) Leis da purificação 19.1-22
9) A morte de Miriã e Arão 20.1-29
10) Do monte Hor às planícies do Moabe 21.1-35
11) Balaque e Balaão 22.1-25.18

Preparo da nova geração 26.1-36.13

1) Um novo censo 26.1-65
2) Instruções relacionadas à herança, ofertas e votos 27.1-30.16
3) Vingança sobre os midianitas 31.1-54
4) As tribos da Transjordânia 32.1-42
5) Itinerário do Egito até Moabe 33.1-49
6) Instruções para a ocupação de Canaã 33.50-36.13