Anuncios Shopping UOL
Ricardo Haag

Seguidores

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

NÚMEROS - Josué é designado como sucessor de Moisés



JOSUÉ, O LÍDER INDICADO POR DEUS

INTRODUÇÃO

O nome Josué “Yehoshua” (Hb.) é o equivalente do nome Jesus (Gr.). Josué, filho de Num, tinha sido um auxiliar achegado e amigo fiel de Moisés durante os quarenta anos de peregrinação de Israel no deserto (Ex. 17); (Nm. 13 e 14). Josué, homem cheio do Espírito Santo de Deus, já designado sucessor de Moisés (Nm. 27. 24-28). Substituir Moisés, líder inigualável (Dt.34: 10,11), naquelas circunstâncias e às vésperas de entrar na terra da promissão, teria que ser uma pessoa, segundo indicação de Deus. Benjamim Franklin, estadista norte-americano em 1783 disse: “Nunca houve guerra boa nem paz ruim”. Mas Josué foi designado por Deus para uma guerra santa ou uma conquista épica, contrariando a máxima supra. Deus quando quer, faz coisa que a razão perde a razão ou a lógica perde a lógica. Mas quem era Josué, apenas um indicado por Deus?

1. JOSUÉ, O ESCRAVO HEBREU

Ele nasceu na escravidão do Egito e recebeu o nome de Oséias (Nm. 13:8), que significa “salvação”. Mas tarde, Moisés mudou esse nome para Josué (Nm. 13:16), “Jeová é Salvação”, a forma hebraica de Jesus (Mt. 1:21); (At. 7:45); (Hb. 4:8). Ao chamarem o bebê de “salvação”, os pais estavam dando testemunho de sua fé na promessa divina de redenção para o seu povo (Gn. 15: 12-16) Josué era da tribo de Efraim e o filho primogênito de num (ICr. 7:20-27). Isso significa que sua vida corria perigo na noite da Páscoa, mas ele teve fé no Senhor e foi protegido pelo sangue do cordeiro (Ex. 11:12). Enquanto estava no Egito, Josué viu os sinais e prodígios que Deus realizou (Ex. 7:12); (Ex. 12:12); (Nm. 33:4). Josué viu o Senhor abrir o Mar Vermelho e em seguida fechar as águas e afogar os egípcios na praia, mistério de Deus. Assim sendo, durante vários anos, Deus preparou Josué para um futuro promissor.

2. JOSUÉ, SERVO DE MOISÉS

(Js. 1:1). Ser servo de Deus hoje é muito caro para alguns magnatas que preferem ser bispos, apóstolos, senhores e reis. Ser servo de outrem semelhante, evidentemente que seria ainda muito mais humilhante. Mas a Bíblia diz que Josué era servo de Moisés. Na carreira cristã a humildade precede a honra. O primeiro ato público e oficial de Josué, servo de Moisés, foi na batalha dos hebreus contra Amaleque (Ex.17:8-16). Ali tornou-se general com aptidões militares extraordinárias. É possível que Josué tenha recebido quando ainda estava no Egito algumas instruções militares. Quando teve que escolher, escolheu como Moisés sofrer com o povo de Deus. Quando Moisés precisou de espias para ver a terra teve em Josué, um homem de visão e espírito de conquista. Deus já estava trabalhando o coração de Josué para futuras batalhas e grandes conquistas. Gosto de ler JOSUÉ, SERVO DE MOISÉS (Ex.24:14). Penso que Deus quando quer fazer um grande líder, primeiro o faz servo de um grande homem.

3. JOSUÉ, O SERVO QUE TRANSFORMOU-SE NUM GRANDE LÍDER

(Dt. 31:1-8). Que texto lindo! Que documentário! Que transição governamental! A incumbência de um líder não é eterna. Para uns dura um pouco. Para outros dura um pouco mais. Para outros ainda dura longo tempo e, até parece que se perpetuará, como de Moisés, quarenta anos, mas também teve fim. Quem poderia sucedê-lo? Assim como Deus havia levantado a Moisés certamente levantaria um sucessor à altura. Ao longo de meu ministério, tenho visto muitas igrejas e organizações paraeclesiásticas se debaterem, quando não se destruírem em sucessivas suceções, mas sempre sem a graça de Deus. Um bom líder não despreza o passado, vive o presente e constrói um futuro. Aristóteles, filósofo grego disse em sua obra política “Aquele que nunca aprendeu a obedecer não tem como ser um bom comandante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...