Anuncios Shopping UOL
Ricardo Haag

Seguidores

sexta-feira, 10 de julho de 2009

CRIAÇÃO DOS CÉUS, DA TERRA E DOS ANJOS


CRIAÇÃO DOS CÉUS, DA TERRA E DOS ANJOS

A criação dos céus e da terra

• "No princípio criou Deus ..."; Gênesis 1:1
Não tem apologia, é simples, é claro, não tem teorias; é para crer ou não crer.

• "E a terra era sem forma e vazia, e havia trevas ..."; Gênesis 1:2
Estranho! Após Gênesis 1:1, vemos uma terra terrível, em caos, com palavras que não tem nada a ver com o que Deus é. Mas graças a Deus que o Espírito Santo pairava sobre a face das águas.

Em Deus não há trevas nenhuma; I João 1:5
Como é que Deus criaria então, uma terra sem forma e vazia, em trevas, em caos?
Isaías 45:18, "... não criou a terra para ser um caos, nem para ser vazia, mas para ser habitada."
Que informação! Que confusão logo no começo da Bíblia?
Existem correntes teológicas que falam que houve a criação e depois a chamada terra jovem, mas não é totalmente sustentável na Bíblia essa teoria.

• Realmente houve algo entre Gênesis.1:1 e Gênesis.1:2.
A única explicação, na Bíblia, que combina com Gênesis.1:2 (terra em caos, vazia e sem forma), está no que chamamos de: "a origem do pecado no universo."
A terra "tornou-se", era de uma forma e tornou-se em outra. A tradução fiel da palavra hebraica, pode dar essa conotação em português. A terra tornou-se sem forma e vazia, houve algo nessa transformação.

Os anjos

a) Profecia de dupla referência:

• Na Bíblia inteira, só temos referência à criação do Éden, jardim de Deus, fora de Gênesis, em Ezequiel 28:11~19.

• Ezequiel começa no V.11 a falar da parte do Senhor, com o rei de Tiro. Porém, no início do capítulo, Ezequiel 28:1~10, Ezequiel está falando ao príncipe de Tiro.

• Estamos ,na Bíblia, diante do que chamamos de profecia de dupla referência. É algo que Deus está falando para a situação vivida naquele local, mas é aplicável também ao futuro, como profecia de algo que ainda irá acontecer.
P. ex.: Deus falou a Davi que ele teria um reino eterno porém, Deus estava profetizando acerca de Jesus, do reino eterno de Jesus. Deus fala de Davi, Salomão, ..., até Jesus.

• Ezequiel 28:1~10; aqui, Ezequiel começou a falar com o homem, com o governador da cidade de Tiro. Porém, a partir do V.11, ele começa a falar com a força que dominava aquele homem, um querubim que era o próprio Satanás.
• O príncipe de Tiro, é um tipo, uma figura, do anticristo; é uma profecia visível acerca do anticristo que governará toda a terra no futuro.
• Porque podemos afirmar que a partir do V.11, Ezequiel não mais está falando com o homem que governava Tiro? Porque ele começa a aplicar termos que jamais se aplicam a um homem.
Ezequiel 28:12; Tu és o selo da perfeição, sinete da perfeição, aferidor da
medida, selo da medida. Perfeito em formosura.
Ezequiel 28:15; Perfeito eras ...

• Nenhum homem, exceto Jesus, pode ser designado assim, pois a queda do homem já havia ocorrido. Adão foi criado perfeito, porém caiu.
• No V.14, fica explícito que não é um homem, "Tu eras querubim, ungido para cobrir ..."
• Ezequiel 28:11~19; descreve a criação, queda e destruição eterna e final de Satanás, ou melhor de Lúcifer, pois Deus criou Lúcifer que tornou-se Satanás (o adversário). Lúcifer veio da tradução latina da Bíblia, a Vulgata; veio de Isaías 14:12, "estrela da manhã, filha da alva". O nome Lúcifer não é bíblico, mas didaticamente Satanás é assim chamado antes da sua queda.

b) O Éden mineral:

• "Selo da medida (sinete da perfeição), estavas no Éden, jardim de Deus..."
Só há um lugar para se pensar, o Éden, o Paraíso. Era um lugar geográfico na terra.
Gênesis 1:3~31; descreve a criação da terra como a conhecemos hoje.
Gênesis 2:1~27; descreve a formação do jardim do Éden, na forma
totalmente vegetal.
Ezequiel 28:13~14; nos mostra um Éden totalmente mineral.

c) Criação do querubim Lúcifer:

• Existem muitos anjos criados por Deus, Apocalipse diz que há miríades e miríades.
Ezequiel 28:14, diz que este era um querubim.
• A Bíblia nos mostra a existência de diferentes tipos de anjos, (querubins, serafins, anjos, arcanjos). Muito pouco é relatado sobre os anjos, mas a Bíblia descreve a criação deste querubim, pois tem tudo a ver com o homem e com a terra.
• Ele era coberto de pedras e de instrumentos musicais, e no dia em que foi criado, as pedras e instrumentos foram preparados; andava sobre as pedras fogueadas. Aqui podemos ver ainda mais o Éden mineral. Também podemos entender que em Gênesis.1:1 está embutida a criação dos anjos em conjunto com a terra em sua forma totalmente mineral, (no dia em que foste criado, foram preparados).• Os querubins possuem ornamentos, instrumentos musicais; são seres angelicais da área da adoração. A Bíblia, na tradução revista e corrigida, é a mais fiel, diz que os instrumentos estão nele. Satanás explora muito a área da música, pois ele sabe como nos afeta.

• Querubim ungido para cobrir, ou querubim da guarda ungido, ou querubim ungido para proteger:
Ungido; mostra que Lúcifer tinha uma posição destacada, posição de chefia;
ele comandava o louvor e a adoração perante Deus.
Ungido; Tradução de Messias (hebraico Mashiyach).
Tradução de Cristo. (grego Christos).
Messias e Cristo em português, são transliterações das palavras
em suas línguas originais. Ungido é: separado, especial.

• No V.T. somente os profetas, os reis e sacerdotes eram ungidos. A unção vinha num chifre, em óleo, que era derramado sobre a pessoa que era ungida, que estava separada e nas mãos do Senhor. O óleo é um símbolo do Espírito Santo.
Separado por Deus, ungido por Deus, para aquele ministério especial.

o Rei na área do governo.
o Sacerdote intermediário, intercessão.
o Profeta  boca de Deus na terra, diante do povo.

• Hoje, todos os membros da Igreja de Jesus Cristo, todos os que aceitaram Jesus como Senhor e Salvador, são ungidos, separados, sacerdotes.
Apocalipse 1:6

• Para cobrir, o que guarda; toda vez, na Bíblia, que vemos a descrição do trono de Deus, vemos que os querubins estão lá na sala do trono para cobrir, para guardar a glória que está sobre o trono. Estão lá para o louvor e adoração a Deus.

Descrição do querubim e do trono de Deus ; Ezequiel 1:3~28
Ezequiel 10:14,15 e 20
 Apocalipse 4

• Ezequiel teve uma visão do trono de Deus, da sala do trono, com os quatro seres viventes e conheceu que eram querubins. Deus não precisa que guardem o Seu trono, mas Ele assim estabeleceu, para Seu louvor e adoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...