Anuncios Shopping UOL
Ricardo Haag

Seguidores

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Aula 6 - Principios de Deus


Aula 06

d) Princípios de Deus:

• Ao lermos a Bíblia, temos que prestar muita atenção nos princípios de Deus;
a) Para andarmos neles.

b) Para entendermos melhor a Bíblia.

• Quando você conhece os princípios físicos, fica mais fácil entender as coisas naturais que nos cercam. Espiritualmente é a mesma coisa, devemos procurar e entender os princípios espirituais.

Andar no temor do Senhor é andar nos princípios de Deus.

 Temor do Senhor Provérbios 8:13 e Provérbios 6:16~19
 É o princípio da Sabedoria Salmos 111:10 e Provérbios 9:10

d.1) Deus criou seres livres:

• Deus não criou robôs ou bonecos programados! Não teria sentido Deus criar seres e obrigá-los a adorá-lo, até poderia, pois é Deus, mas não foi assim que determinou. Deus criou seres livres.

• Todas as criaturas de Deus, anjos e homens, têm que passar por um teste, e este teste mostra claramente sua decisão em favor ou não de conviver com Deus. Essa decisão é tomada com o uso da livre vontade. Todos os seres criados por Deus, são totalmente livres e terão que exercer o seu "livre arbitrium" para determinar sua livre escolha de continuarem no relacionamento com seu criador.

• Para os anjos já está determinado; 1/3 deles já caíram porque disseram sim à Satanás, e 2/3 disseram sim à Deus. Quando isso é determinado, não há volta. Veremos bem isso conosco os homens.

d.2) O pecado faz separação entre Deus e suas criaturas:

• Deus não pode estar aonde existe pecado. Esse princípio vai de capa a capa na Bíblia; assim como os demais princípios.

 Isaías 59:1~2
 Romanos 6:23
 Habacuque 1:13

• Deus não originou o mal. O mal se originou no interior daquele querubim; de seu interior brotou toda aquela soberba que vimos e em seu coração foi concebido um plano, "serei semelhante ao Altíssimo".

• Quando isso aconteceu, ele separou-se de Deus imediatamente, junto com 1/3 dos anjos. Quando alguém afasta-se do Deus criador (que é a única fonte de vida, de luz, de verdade, de justiça, de amor), automaticamente está em tudo que se opõem a Deus (nas trevas, na mentira, na injustiça, na maldade).

• O pecado trás conseqüências muito grandes, até da criatura achar-se que pode ser semelhante a Deus, como esse querubim.
Ele separou-se de Deus mas não deixou de ser querubim, com todos os atributos com que foi criado, não deixou de ser um ser pessoal. O homem não deixou de ser homem após ter pecado.

• Satanás e seus anjos caídos, formam um exército muito bem organizado, com príncipes, dominadores, demônios; é como uma casta, uma graduação.
 Efésios 6:12

d.3) Deus julga pelas obras:

• Temos que entender porque Deus não brecou tudo no começo. Deus julga suas criaturas pelas obras;

 I Pedro 1:17
 Romanos 2:5~6

• O que é obra? É algo concreto, é aquilo que se faz, obra de arte, obra de artesão; é uma coisa visível. Posso ter uma idéia dentro de mim, mas se não executá-la, ninguém a verá.

• As obras não salvam ninguém, a salvação vem pela fé em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, mas as minhas obras demonstram concretamente em quem eu creio. É a demonstração para todo o universo em quem eu creio.

• Se eu digo que creio em Jesus e alguém olhando para minha vida vê que não tem nada a ver com a sua Palavra, minha fé é falsa.
 Tiago 1:21~25
 Tiago 2:17

• Deus somente julga as obras;
 Para os que se perderam; Apocalipse 20:12; "o julgamento do trono branco".
 Para os salvos; I Coríntios 3:11~14; "recebimento dos galardões".
 Salvação X julgamento; João 3:16~18

• Deus está permitindo que Satanás coloque tudo em concreto acerca do que brotou em seu coração, transformando tudo em obras, para poder julgá-lo e bani-lo para sempre.
 O inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos; Mateus 25:41
 Deus nunca preparou o inferno (lago do fogo) para os homens. Porém aquele que em vida não aceitou a provisão de Deus, ficará do lado do Diabo e, após o julgamento final, irá para o lago do fogo; Apocalipse 20:11~15

• Satanás e seus anjos sabem que estão perdidos. Para os anjos não houve plano de salvação, pois eles conheciam a Deus diretamente e viviam em Sua presença. Para os homens estudaremos o plano de salvação de Deus. Temos que entender que Deus é amor, mas também é justiça, caso contrário não poderia julgar. Deus odeia o pecado, mas ama o pecador e quer "desesperadamente" salvá-lo. Sua misericórdia (2a oportunidade) para o homem é tremenda.

e) Satanás e seus anjos:

• Tudo o que vimos, tem que ser bem entendido. Devemos ter convicção na Bíblia de quem é Satanás e de como trabalha em conjunto com seus anjos caídos.

• Satanás é um ser criado, não cria nada, mas imita tudo de Deus; ele é em tudo oposto a Deus. Odeia o homem, pois o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus; o homem é tudo o que ele queria ser.

• Iremos estudar em cada época da história, Deus apresentando ao homem seu plano de salvação e Satanás apresentando outro, semelhante, para desviar o homem.

• Satanás é mencionado na Bíblia por cerca de 170 vezes, com vários nomes:
 Satanás, Diabo, Belzebu, Beliel, o Adversário, Maligno, Ladrão, Serpente.
 É chamado de príncipe das potestades do ar. É o cabeça do exército que atua nas regiões celestes; Efésios 6:12
 É chamado por Paulo de deus deste século. É adorado de várias maneiras e através de várias coisas. Em I João 5:19, lemos que o mundo inteiro jaz no Maligno.

• Satanás não é onisciente e nem onipresente, que são atributos somente de Deus. Ele é muito bem informado por seus anjos caídos; ele não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.

• Ele irá implantar um governo mundial sobre a terra. Hoje já vemos a união dos países em blocos; hoje tudo já é global, tudo é mundial. Aos poucos tudo está sendo levado a um padrão comum.

• "Serei semelhante ao Altíssimo"; é a meta que persegue 24 horas/dia, ele quer o domínio. Quando o anticristo estiver reinando, Satanás estará como o rei de Tiro que estudamos em Ezequiel 28 (profecia de dupla referência). Um homem estará totalmente como que energizado por Satanás; II Tessalonicences 2:3~12


• O que impede hoje esse domínio é o Espírito Santo (ministério de restrição do mal), através da Igreja do Senhor Jesus, a noiva do Cordeiro. Porém, quando Jesus voltar e arrebatar sua noiva (a Igreja), o campo ficará livre, o anticristo aparecerá e dominará o mundo inteiro.

• A Igreja tem autoridade dada por Jesus para viver em vitória contra Satanás e contra suas hostes celestiais. Nós temos que conhecer essa autoridade e usá-la:
 Autoridade dada aos apóstolos; Lucas 9:1~2
 Autoridade dada aos demais discípulos; Lucas 10:1~3 e 17~19
 Autoridade dada a todos que crêem, a Igreja; Marcos 16:14~20
ver; Atos 28:1~10
 Contudo, qual deve ser a nossa alegria? Lucas 10:20


• Os anjos de Deus (2/3), trabalham fielmente ao Senhor; Salmos 103:20~21
São designados por Deus a trabalhar a nosso favor; Salmos 91:11~
 Hebreus 1:13~14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...