Anuncios Shopping UOL
Ricardo Haag

Seguidores

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Aula 12 - Espírito

c) Espírito
• Vimos que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus; o homem foi criado para ser o reflexo de Deus aqui na terra. O homem podia ter tudo em comum com Deus, porque foi criado com um espírito e a Bíblia nos informa que Deus é espírito;
 João 4:24
• O homem podia entender perfeitamente a Deus, porque o espírito foi colocado nele para isso; é no espírito e só no espírito que você entende as coisas de Deus. Não há possibilidade de entendermos e conhecermos a Deus, entendermos a Palavra de Deus para a vida, intelectualmente. Você pode até entender intelectualmente, mas não fará sentido para sua vida.
 I Coríntios 1:18~25
 I Coríntios 2:12~16
• Com meu espírito eu conheço a Deus e as coisas espirituais; com minha alma conheço o intelecto, as emoções e o mundo intelectual; com o corpo eu conheço o mundo material.
• Muitas vezes queremos entender Deus em nossa emoção. P.ex., quando não estamos emocionados dizemos: "parece que Deus está tão longe". É porque queremos ter Deus na emoção e não há ligação com a emoção. O espírito não tem emoção, ele pode até tocar a minha emoção, mas eu não dependo de ter emoção para saber que Deus está comigo, para saber que Jesus nunca me deixa, nunca me abandona. A Palavra de Deus diz, meu espírito crê, acabou, é assim que funciona. Pode ser que minha alma não esteja alegre, mas a Bíblia falou, acabou. Isso é ter conhecimento de Deus pelo espírito.
• O espírito é composto basicamente de três áreas: intuição, adoração e consciência.

C.1) Introdução
• De maneira nenhuma refere-se àquela intuição natural com a qual nascemos e que se manifesta diretamente na alma. P.ex., as vezes pensamos em alguém, o telefone toca e é aquela pessoa; isso não tem nada com o nosso espírito, não é dom de profecia, dom de palavra de conhecimento. Quando isso acontece, é uma coisa normal da alma, que deve ser tratada normalmente sem muita preocupação, uns têm mais outros têm menos.
• A alma tem um poder incrível e muitas vezes é manipulada por Satanás para nos fazer ter a sensação de sinais e milagres, dizendo que são poderes do espírito e não são, são poderes da alma; não sabemos do que a alma é capaz. A alma do homem mal usada, em desobediência a Palavra de Deus, é capaz até de comandar o espírito para sair fora do corpo e fazer coisas a distância. Toda a parapsicologia usa os poderes da alma, completamente fora dos padrões de Deus. O poder não é de Satanás é da alma do homem, mas é influenciada por Satanás e seus demônios.
 Mateus 7:15~23
• Não é essa intuição a do espírito. A palavra intuição no espírito é apenas para diferenciar de raciocínio, é uma intuição. É a capacidade de recebermos a revelação de Deus na Palavra.
• Após lermos um trecho da Bíblia e relê-lo várias vezes, aquilo fez sentido para sua vida? Parece que você nunca mais vai esquecer? Então você diz: como não vi isso antes? A intuição funcionou, você recebeu a revelação da Palavra de Deus naquele trecho.
• Você enxergou aquilo com o seu espírito e não com o seu intelecto, apesar de termos a impressão que é no intelecto; é porque tudo vem para a nossa mente. Só que, quando aquilo faz sentido ("clic espiritual", "caiu a ficha"), então você diz: agora entendi tudo, agora fez sentido. Esse entender é o que vem para a prática, você passa a aplicá-lo em sua vida.
 Tiago 1:21~25
• Quando entendemos, pela Palavra de Deus, que temos autoridade sobre os demônios (antes era apenas um acreditar sem convicção, era mental) e faz sentido, usamos e veremos que funciona. Com a intuição vi que aquilo é verdade e vou passar a usar; é aquilo que vem para a sua vida prática. Isso veio do espírito, se fosse do intelecto não precisaria ler várias vezes. Quando algo faz sentido e vem para a sua vida, como uma coisa muito importante, que acabou de aprender e nunca mais vai largar, é nessa hora que a intuição do espírito agiu.
• A intuição vem para minha mente, só que não vejo esse mecanismo; ninguém vê, ninguém percebe. Você só percebe o resultado, que é aquilo que fez sentido e entrou para a sua vida; porque entender a Palavra de Deus é vivê-la. Não adianta você falar que entendeu e não passar a viver o que entendeu. Ler a Palavra de Deus e não vivê-la, é o mesmo que não lê-la.
• O intelecto quer ver e diz: "eu quero ver para crer". Já a fé diz: "eu não vejo mas creio". Muitas vezes somente quando você crer, é que vai ver; João 11:40. É pela intuição do espírito que entendemos as coisas de Deus. Deus só pode revelar Sua Palavra no espírito, porque é aí que está a semelhança. Só vou entender a linguagem de Deus onde há semelhança com Deus; é no espírito que se fala a língua do céu.
C.2) Adoração
• A adoração é a nossa resposta; só é feita no espírito e não é um ato isolado. O louvor é um ato isolado, a adoração não. Adoração é uma vida respondendo à fonte de vida, respondendo à revelação de Deus.
• Todas as vezes no dia a dia, que você pensa em Deus, tudo faz levar sua mente para Deus, esse reconhecimento de que Deus é tudo em você, isso é adoração.
• Adoração é a nossa resposta ao amor de Deus; isso é produzido em nosso espírito. Essa resposta é devida ao amor que Deus derramou em nós, pois nós não temos esse amor para responder ao amor de Deus. Nós amamos a Deus, porque Ele nos amou primeiro I João 4:19. Esse amor, que vem em resposta ao amor de Deus, é adoração.
• Só com meu espírito eu adoro. O diabo nos tapeia confundindo adoração com emoção; "se você não estiver nas nuvens", você não adora! Adora sim. É através da fé que você reconhece a revelação de Deus. Todas as vezes que você reconhece a revelação de Deus, que você recebe a revelação como verdade para sua vida e a resposta é automática, é uma coisa que passa a fazer parte da sua vida, isso é adoração. A adoração é produzida em nosso espírito pelo próprio amor de Deus.
C.3) Consciência
• É o uso literal dessa palavra: conhecer - com; a consciência no espírito, é o meu conhecimento com Deus. Conhecimento no mesmo nível, da mesma maneira como Deus conhece, eu conheço; é o padrão de Deus, presente no conhecimento de tudo.
• É com a consciência que eu reconheço a Palavra de Deus. Nesse sentido, eu tenho conhecimento com Deus, não só conhecimento de Deus, mas junto com Deus.
 Provérbios 8:13
 Provérbios 6:16~19
 Provérbios 9:10
• Cuidado, pois temos a consciência carnal, que não tem nada a ver com a consciência espiritual. A consciência carnal é desenvolvida, ela faz o bem ou o mal não pelo bem ou pelo mal em si, mas pela conveniência. P.ex.: ando a 100 km/h na estrada, não para obedecer a lei, não porque tenho prazer em obedecer a lei, mas porque pode aparecer um guarda e a multa é muito cara.
• A consciência carnal é elástica, essa consciência é mais fácil de detectarmos. Satanás vai colocando seus padrões, minando através da mídia e de tudo o que ele utiliza e a sua consciência vai se esticando, se esticando; coisas que você nem podia sonhar em falar passam a ser normais. P.ex.: o homossexualismo é normal, o amor livre é normal, o aborto é normal, pois todo mundo faz! E a sua consciência vai aceitando, é como um elástico, vai longe. Tudo passa a ser normal.
• Essa consciência, deveria cuidar da moralidade, ou melhor, manter a moralidade. É muito estranha a expressão "nova moralidade". A consciência carnal atua na base da conveniência, é conveniente, é comparadora, é elástica. Nova moralidade, é fazer o imoral ser aceito pela sociedade, é mudar a moralidade.
• A consciência espiritual é literalmente conhecer com Deus, é conhecer e reconhecer a Palavra de Deus; conhecer de uma maneira prática. É uma consciência de convicção; faz o bem pelo bem e rejeita o mal pelo mal, é completamente diferente da consciência carnal.
• Foi colocada em nós para andarmos de acordo com Deus, por isso foi colocada no espírito. Não é influenciada por acumulo de conhecimento, pelo ambiente ou pela criação. Mas ela tem um julgamento totalmente espontâneo, direto e imediato; bem é bem e mal é mal e quando se faz o mal ela acusa. Romanos 2:1~16
• Esse é o homem ideal, quando o espírito está em plena função, obedecendo a cadeia de comando de Deus: espírito - alma - corpo. O padrão de Deus está no interior do homem, chegou pela intuição, anda na prática e pode entender o objetivo de tudo que Deus quer.
•  I Pedro 1:16; sede santos porque Eu sou santo. É no espírito que você entende isso, e esse é o padrão. É alto, difícil de entender, mas Deus não iria colocar na Bíblia sem que houvesse opção para cumprirmos. É um processo que a igreja de Jesus Cristo tem que caminhar. Quem nasceu de novo, é igreja de Jesus Cristo, cujo Pai é Santo e os filhos têm que ser santos. Por isso digo que tenho que ser correto, para meu filho ver em mim o padrão; o filho anda no padrão do pai. Isso é modelo lá do céu, está distorcido hoje em dia pelo pecado, mas está impregnado no homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...