Anuncios Shopping UOL
Ricardo Haag

Seguidores

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aula 10 - Lição 2 - A criação do homem.

•Em Gênesis 1:26~27, a Bíblia nos informa sobre a criação do homem; uma forma simples que podemos até perder a grandeza desse ato. Já falamos do plural de "Façamos...", onde podemos ver a atuação da Tri-Unidade de Deus formando o homem.




•Agora veremos em Gênesis 2:7, a Bíblia detalhando o que se passou em Gênesis 1:26

. A Bíblia utiliza muito essa forma acerca dos grandes acontecimentos, ou seja, primeiro informa de maneira geral e depois descreve melhor, com mais detalhes, esse mesmo fato. Alguém poderia pensar tratar-se de fatos distintos, mas não são.

Gênesis 1:26 e Gênesis 2:7 mostram a criação do primeiro homem.
•Gênesis 2:7; este versículo contém as partes, podemos assim dizer, das quais compõe-se o homem: Espírito - Alma - Corpo

•O homem é diferente e superior a todas as demais criaturas que Deus criou. Podemos afirmar isso, porque de nenhuma outra criatura a Bíblia informa que foi criada à imagem e semelhança de Deus. Veremos também que nenhuma outra criatura foi criada da forma descrita em Gênesis 2:7.

•A Bíblia nos mostra que os anjos foram criados espíritos; foram feitos espíritos por criação, por composição. Deus fez os anjos espíritos.
Hebreus 1:7 e 14
Salmo 104:4

• Gênesis 2:7, diz a cerca da criação do homem:

Corpo

o "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra"; a que parte se refere? Ao corpo. Deus pegou do pó da terra e formou um corpo. Porém, esse corpo não era um homem, era um boneco de terra.

Espírito.

o Mas o versículo continua; "e soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida". Se Deus não tivesse soprado, aquele boneco de terra estaria lá até hoje. Deus pegou aquele boneco e soprou algo de dentro Dele, (sabemos e entendemos que um sopro é de dentro de quem sopra). Quando Deus soprou, aquele boneco recebeu vida, uma vida que saiu de dentro do próprio Deus.

o Quando Deus estava soprando, Ele estava colocando naquele boneco de terra a sua própria vida. A palavra fôlego no hebraico, é a mesma palavra usada para espírito.

"neshamah"; vento, fôlego vital, inspiração divina, espírito.
o Então, quando Deus soprou o fôlego, estava colocando algo Dele no homem. Jesus disse:

João 4:24; Deus é Espírito.

o Os anjos não foram criados assim; Deus não soprou nos anjos, Ele os fez espíritos. Na criação dos anjos, Deus disse: haja anjo e houve anjo. Percebem a diferença? Os anjos são espíritos por criação, já o homem tem o seu espírito por inspiração de Deus. Deus repartiu do seu Espírito, da sua vida, com o homem.

Alma.

o Vemos no final de Gênesis 2:7; "e o homem tornou-se alma vivente."
Quando o Espírito de Deus tocou aquele boneco de terra, foi manifesta a vida no homem. O que manifesta a vida no homem é a nossa alma, a nossa personalidade. Deus soprou nas narinas o Espírito que iria trazer vida na alma e no corpo. A vida no espírito vem direto de Deus.

o Exemplo da lâmpada: apagada, não tem utilidade para nada. Quando a energia toca a lâmpada, ela manifesta-se (ninguém vê a energia). Para a lâmpada estar acesa, manifestar-se, tem que haver energia. É exatamente isso que aconteceu com aquele boneco.

• Quando a vida de Deus tocou aquele corpo, o homem passou a ser uma pessoa, uma alma vivente. Temos que saber muito bem quem somos; é de se estranhar que a maioria das pessoas, inclusive muitas convertidas, não sabem que somos uma tricotomia. Aprendemos, pois o mundo assim nos ensina, que somos dicotomia, corpo e alma, sendo a alma a nossa parte espiritual. Não é isso, alma e espírito são coisas diferentes.

• Vamos ver a Bíblia nos informando de espírito, alma e corpo:

I Tessalonicenses 5:23; espírito, alma e corpo. Ainda vemos a partícula "e" entre as
palavras.
 Hebreus 4:12;dividir alma e espírito, duas coisas distintas. Só a Palavra de
Deus é apta, é capaz, de dividir alma de espírito.
 Lucas 1:46, Maria, movida pelo Espírito Santo, fala minha alma e meu espírito.
- Minha alma engrandece, no presente.
- Meu espírito exultou, no passaddo é o correto.
Veremos por que, adiante.

• Veremos agora corpo, alma e espírito, na pessoa humana de Jesus Cristo:
 Mateus 26:12; "sobre o meu corpo..."
 Mateus 26:38; "a minha alma está triste...", tristeza é uma emoção.
Veremos que emoções são atributos da alma.

 Mateus 27:50; "... e entregou o espírito."

• Deus repartiu Seu Espírito com o homem, a Sua própria vida. O espírito daquele primeiro homem era vida de Deus nele. Quando vida tocou o corpo, o homem recebeu a sua personalidade e podia então manifestar-se na terra.

• É através da nossa alma que nos manifestamos na terra, que podemos ter comunhão (coisas em comum), comunicação com nossos semelhantes. Quando olho o corpo de alguém, não posso dizer que conheço aquela pessoa, porque a excência dele não é seu corpo, é sim seu espírito e sua alma. Só conheço realmente uma pessoa, quando convivo com ela, quando conheço a sua alma, isto é, como ela manifesta-se. Conheço realmente uma pessoa quando conheço as suas emoções, o seu intelecto, as suas vontades, e esses atributos são da alma. A manifestação de como uma pessoa é, vem através da sua alma, através da sua personalidade.

• Agora, no espírito, é onde temos comunhão com Deus. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e isso se dá, pois temos um espírito vindo direto por inspiração de Deus. Mas Deus deu ao homem um corpo, pois havia criado um planeta físico para ser governado; o homem foi feito para ser o reflexo de Deus na terra. O homem podia ter tudo em comum com Deus, pois tinha um espírito. Ele podia entender perfeitamente a Deus, porque o espírito foi colocado nele para isso; é no espírito e só no espírito que entendemos as coisas de Deus.
 I Coríntios 2:12~15

• Não conseguimos entender as coisas de Deus em nosso intelecto, em nossa alma, é impossível. Por isso que uma pessoa sem Jesus, sem um novo espírito (o do novo nascimento), não entende as coisas de Deus, para ele essas coisas são loucuras.

• Quando entendemos isso, mais entendemos a fúria de Satanás em relação a raça humana. Deus quis repartir com o homem o seu trono, o homem foi criado para ser uma réplica de Deus aqui na terra.
 Salmo 8; de honra e de glória o coroaste, pôs tudo a seus pés; domina sobre tudo. Essa era a condição do homem quando foi criado.

• Com o espírito conheço a Deus (consciência de Deus); com a minha alma conheço meu intelecto, as emoções, as vontades, o centro decisório (consciência de si próprio, o ego); com o corpo conheço o mundo físico, o mundo material. Estudaremos em mais detalhes cada parte em separado e a interação entre elas. Podemos dizer que essas parte juntas formam um "organismo", interagem-se entre si constantemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...