Anuncios Shopping UOL
Ricardo Haag

Seguidores

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Êxodo e abertura do mar vermelho




Quase que fico sem fôlego após assistir um documentário que passou ontem a noite na HBO2. Trata-se do "O Êxodo Decodificado" (The Exodus Decoded), dirigido por Sincha Jacobovici, produzido por James Cameron. - Confira no site http://www.hbo-br.tv/sinopsis.asp?ser=&prog=ALI091834 Site official: http://theexodusdecoded.com/index1.jsp


A grosso modo o documentário simplesmente PROVA, PROVA E PROVA, que a história relatada no Exôdo é puramente verdade. Desde Jacó; o José que se tornou governador do Egito; A chegada do povo Hebreu ao Egito, sua escravidão; o Moisés que o libertou; o Faraó que foi seu irmão. E mais. Não para só ai não, prova que ACONTECERAM as 10 pragas, exatamente como descrito nas Escrituras Sagradas. Mais, prova também que o Mar Vermelho se abriu e eles atravessaram, e que depois veio uma grande onda e acabou com o exército do faraó. E mais, as provas do caminho que eles fizeram. As pedras que possuem água. E até mesmo encontraram o Monte Sinai.
O documentário é um prato cheio para os cristãos, e para quem gosta de arqueologia e geologia. A filmagem, produção, os efeitos especiais são EXCELENTES, coisa de altíssimo padrão (aliás, creio que foi o melhor documentário que já vi). É filmado as pessoas, os lugares, os objetos, os escritos, até a proibida cidade de Avaris.



Eles começam provando que os hebreus foram até o lugar, que vieram do leste. E acharam muitos objetos arqueológicos comprovando isso - e o documentário os mostram e os explicam claramente. (o mais interessante é que o documentário não diz assim: "eu tenho razão", mas sim: "Está vendo, eu estou mostrando; se você vai aceitar ou não, você decide."). Após mostram, sobre José, seu pai (Jacó). Algmas questões da data. Mas tipo, não é bla bla bla. Eles mostram os artefatos, e simplesmente os explicam etc. Com diversos, cientistas, arqueólogos, pesquisadores, teólogos comentando.


Depois, mostram provas de que este povo foi libertado por Moisés. Acharam papiros egipsios que descrevem toda a história, exatamente como diz a Biblia.


Então começa a entrar as partes mais interessantes. Vem a questão da erupção do vulcão Santorine, e ele foi o que provocou todas as pragas, na exata ocorrência descrita pela a Bíblia. (e mais, algo semelhante aconteceu alguns anos atrás, em Camarões ou Marrocos (não me recordo) - eles mostram as filmagens.) E então eles acham um papiro egipsio comprovando as pragas que todas elas aconteceram, inclusive a décima praga, e que apenas os primogenitos egipsios foram os que morreram. E com as escavações, encontraram provas das pragas, provas físicas, materiais, quase como se fossem uma fotografia.


O interessante é mostrando como que as pragas ocorreram. Porque o mar ficou vermelho, e mais surpreende com uma explicação totalmente cientifica. Tudo a ver com a vulcão Santorine. Nossa! Eles explicam mais do que claramente, ainda mais que eles detalharam nos movies feito em computador mostrando detalhadamente, e totalmente didático; e comparando com o que aconteceu rescentemente. E o mais incrível, tudo ocorre na sequencia de fatos descrito na Biblia, na ordem das pragas. É uma precisão perfeita. Diria ser a famosa precisão infinita (os números irracionais), matematicamente falando, como os números: pi, e, aureo...


O mais intrigante é a última praga. Não há uma explicação ainda totalmente segura. Porém, eles demonstraram uma que é totalmente plausível. Que o gás foi liberado das falhas geológicas, e fora afixiando as pessoas. E os primogenitos egipsios, eles dormiam nas partes mais baixas. E isso explica bem porque eles morreram; mas não explica porque os hebreus não sofreram NADA, NEHUM POUCO, nem com as outras pragas. E também acharam provas que o filho do Faraó morreu jovem.


Depois mostram um hierógrifo que conta todo o exodo na visão do Faraó. E até ensinam um pouco a lê-lo, o significado dos símbolos. E diz lá, que o mar vermelho se abriu em dois, e que depois se fechou com suas tropas. E mais, diz a localização EXATA de onde aquilo aconteceu. Então vão até o local (claro, sempre filmando tudo), e mostram que o lugar na verdade é um lago, o Yam Suf (onde tem até um significado o nome, se não me engano é "Onde Deus tragou tudo"). Mas o local era um ponto onde as águas salgadas do Mar Vermelho se encontravam com as do lago - por isso a indistinção. E então, o que acharam nas suas profundesas? Espadas, armas, artigos egipsios e hebreus. E mais, até explicam como foi que ele se abriu em dois, e formou uma porção seca, suficiente para os milhares de hebreus passarem. (até mesmo, a provavel coluna de fogo). E o mais interessante, tudo tem a ver com o vulcão. E depois, que veio uma Tsunami (resultado também do vulcão). [Tudo é claramente explicado.] E nesse momento os hebreus já estavam num ponto mais alto.


Ok. Mas então, eles descobrem algumas coisas incriveis. Descobriram, que alguns dos hebreus, foram para a Grécia (encontraram um monte de coisas lá na Grécia - mostram). E mais, descobriram, que na mesma época em que os hebreus eram escravos, alguns gregos habitavam em meio aos egipsios porém de forma comercial. (é incrivel os lugares que descobriram na Grécia, como por exemplo, uma pirâmide.) E então mostram um incrivel mapa desenhado pelos gregos, que contam o êxodo. E mais, tipo uma história esculpida em desenhos pelos gregos, que relatam especialmente da abertura do mar vermelho, Moisés sendo perseguido, e aquele que o perseguia sendo tragado pelas águas e Moisés sendo livre.


Então, depois partem para o tempo que vagaram no deserto. E traçam as rotas possíveis, e com evidências, mostram qual fora a rota, na verdade há 2 possíveis, que vão exatamente pelo meio, e são meio que paralelas, e provavelmente as duas foram uma única rota. E então, mostram como foram todas as pesquisias, as evidências, os raciocinios etc. Que levaram a encontrarem o Monte Sinai, que tem aproximadamente 200m de altura e uma espécie de alditório natural. E o mais incrivel, em volta desse monte, uma enorme planicie suficiente para abrigar o povo, poço de água e um monte de altares. E claro, conseguiram filmar o lugar - apesar de ser uma area militar e que não podiam (devem ter pagado uma muta por isso). Ah! até lêem os 10 mandamentos , inclusive o sábado.


Depois partem para o santuário. E simplesmente encontram, na Grécia, a prova que o santuário existiu. Acharam miniaturas dele. E escritos gregos dizendo que foi o pessoal da tribo de Dã quem os fez (conforme diz as Escrituras).
É surpreendente. E por fim, eles encerram com uma reflexão. Não lembro exatamente as palavras mas é mais ou menos assim:
"Todas essas coincidências exatas, dito pela Biblia, comprovada pela ciência, arqueologia e geologia; e que tudo ocorreu em perfeita sincronia. Foi puramente obra do acaso da Natureza? Ou foi Deus que interveio para que tudo acontecesse exatamente como foi, o exato momento da erupção, que protegeu seu povo das pragas, e a sincronia perfeita do que aconteceu na travessia do mar vermelho?"
E eles até cotucam um pouco os ateus e céticos, dizendo +ou- assim: "Tudo que eles podem fazer é fechar os olhos e não acreditar as evidências. Pois tais implicam a existência de Deus."

Nota: Tudo isto fortaleceu ainda mais a minha fé. Mostra como Deus possui uma sabedoria infinita e que conhece o futuro, e fez com que tudo ocorresse em sincronia tanto no tempo como no espaço. Me lembra também a questão do Designe Inteligente. E a famosa analogia: "É como olhar para um relógio; é dificil acreditar que se as peças existissem, elas seriam devidamente colocadas apenas pelo acaso da natureza e resultaria num relógio. O mais provavél é que um ser inteligente montou-o, e colocou as peças no lugar."

Isso que muitos dos principais lugares da história biblica, como Jerusalem, hoje são grandes cidades e é muito embaçado eles escavarem tais lugares. Pois certamente há coisas incríveis para serem descobertas ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...