Anuncios Shopping UOL
Ricardo Haag

Seguidores

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Aula 14 - (4.4) A queda do homem e conseqüências da queda


a) Entrega do planeta ao homem
Deus criou o homem como estudamos, onde a vontade de Seu coração era que a cadeia de comando fosse: Espírito - Alma - Corpo, e entregou o planeta terrra para esse homem.
 Gênesis 1:26; domine o homem...

Deus estava entregando tudo na mão do homem. Deus deu a terra aos filhos dos homens; a Palavra de Deus é muito séria em afirmar isso.

 Salmos 115:16; os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a Ele aos filhos dos homens.
•O homem ia começar a se manifestar na face da terra, ia começar a agir na terra.
 Gênesis 2:19~20; Deus trouxe todos os animais ao homem para ver como este os chamaria.

Deus já não estava mais intervindo. Deus criou tudo e trouxe para o homem, para ver como este os chamaria. O nome que o homem desse, esse seria o nome dos animais.

. A teoria da evolução é involução! Adão não tinha pecado, sua inteligência nem daria para se medir em termos de hoje. Sua criatividade! Quantos animais temos sobre a face da terra? E no começo não existia nenhum em extinção. Quem conhece zoologia, sabe da quantidade de animais. Adão deu nome a todos animais, um por um; Deus ficou ali apenas olhando. Deus havia dado tudo a Adão e ficou apenas olhando, pois o homem era livre.

•Deus deu está dado, esse é um princípio eterno de Deus. Você conhece uma pessoa que dá um presente para outra e fica vigiando para ver o que ela vai fazer com o presente? Deus é Deus, Ele somente ficou observando como Adão chamaria os animais.
 Romanos 11:29; os dons e a vocação de Deus são irretratáveis (ou irrevogáveis).

b) Formação da mulher
 Gênesis 2:18~25 Disse Deus: não é bom que o homem esteja só. O papel da mulher é de ajudadora e que seja idônea ao homem. Depois que Adão deu nome aos animais, não se achou uma ajudadora, uma companheira para ele. Nem Deus, nenhum animal e nem toda a natureza, podem suprir a necessidade do homem em ter uma companheira; foi o próprio Deus que assim testemunhou.

•O homem precisa de uma mulher. A Bíblia diz que, após o casamento, após o homem se unir a uma mulher, ambos serão uma só carne. Notar também no V.25, que ambos estavam nus e não se envergonhavam.

c) A queda do homem
Mas o que aconteceu com o homem criado da forma que estudamos, perfeito, livre, com tudo em ordem, com tudo funcionando bem?

•Vimos que Deus criou o homem, entregou-lhe a terra e disse: "domina, cuida, pois é tua." E para todo o universo o que Deus falou? "Na terra, só o homem pode agir. É proibido qualquer outro espírito agir na terra". A terra Deus deu aos filhos dos homens, diz em Salmos 115:16; ninguém pode agir na terra sem ser através do homem.

•Mas estudamos também que antes do homem ser criado, aqui neste planeta habitava um ser que a Bíblia chama de "querubim da guarda ungido". Ele se rebelou, caiu e tornou-se Satanás; foi tirado da terra e a mesma foi transtornada. Mas Deus vem e faz tudo de novo, cria o homem a Sua imagem e semelhança e coloca-o aqui na terra. O homem destinado a governar com Deus, a sentar-se no trono de Deus como lemos em Salmos 8, "de honra e de glória o coroaste".

•Então o que vocês acham que Satanás estava fazendo ou pensando, enquanto Deus fazia tudo isso? Ele, a origem do pecado e de todo o mal? "Um ser a semelhança de Deus, habitando no meu antigo planeta e destinado ao trono de Deus?".

•Mas Deus, por ser perfeito e bom, por amar o homem, baixou esse decreto no universo; "na terra só o homem pode agir". A terra verdadeiramente é do Senhor, mas Ele próprio limitou-se; até mesmo Deus, para agir na terra, tem que ser através de um homem. Por causa disso, entendemos a necessidade da oração (Deus sabe muito bem das nossas necessidades antes de pedirmos). Vocês já imaginaram se não fosse assim, Satanás livre, sem precisar nem da ação do homem, com todos os seus anjos caídos agindo aqui na terra?

•Então Satanás falou: Ah! se eu não fui, ninguém vai ser. Eu vou destruir essa raça, eu vou destruir os planos de Deus, porque "eu serei semelhante ao Altíssimo". Toda a adoração dessa criatura vai vir para mim.

•Foi por causa disso, por esse adversário já estar rondando o planeta, que Deus falou a Adão no Éden, para lavrar e guardar o jardim.
 Gênesis 2:15

Ora se estavam somente Adão e sua mulher no planeta, porque guardar? A palavra guardar, mostra um perigo, um cuidado a ser tomado para que não se invada, para que algo de ruim não aconteça. Nós só guardamos coisas para que não sejam roubadas, tocadas ou estragadas. Aqui estava uma palavra de alerta, pois um adversário já rondava.

.Satanás não é homem; ele não pode agir livremente aqui na terra, precisa de homens como canais seus, homens que se façam de canais seus. Logicamente que Satanás viria a tentar destruir o homem.

•Gênesis 2:16~17; Deus dá uma ordem
É complicado entender essa ordem? Deus criou o homem livre, como estudamos, e estabeleceu uma cadeia de comando para o relacionamento do homem com o próprio Deus. Porém, o homem precisava exercer, manifestar livremente, sua vontade se aceitava ou não essa cadeia de comando, se aceitava ou não esse relacionamento com Deus. Daí essa ordem.

•Gênesis 3:1~6
Como não havia outro homem que Satanás pudesse usar (vêem como ele precisa de um canal?), Satanás usou uma serpente. Porque ele não veio direto? Porque ele usou uma serpente? Por causa daquele decreto de Deus, onde somente o homem pode agir na terra, isso é muito importante gravarmos. Como não havia outro homem que ele pudesse usar como canal, então ele tomou um animal, a serpente. Por isso em Apocalipse 12:9, está escrito que ele é a antiga serpente. Vejam, é uma ironia, pois Deus havia falado para o homem dominar sobre todos os animais. Eva, ao dar ouvidos ao animal, já estava invertendo a ordem.

•Quando Eva deu ouvidos a serpente, Satanás percebeu que ela "titubeou" na palavra, começou a mudar a Palavra de Deus (a única forma de resistirmos ao Diabo, é na Palavra de Deus, literalmente). Eva foi literal? Comparando o que Eva falou a serpente, com Gênesis 2:16~17, vemos que é diferente. Aí então nós dizemos: mas é tão pouco! Não caia nesse engano, a Bíblia é para ser praticada literalmente. Lembram do teste do profeta?
• Vemos aqui Satanás exatamente como Jesus o descreve em João 8:44, ele é homicida desde o princípio; homicida, quer dizer assassino de homens. Vem disfarçado com mentiras e acusações contra Deus; Satanás não muda sua tática ainda hoje, pois sempre deu certo a acusação contra Deus.
 Gênesis 3:5; ele diz: ...e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

Em outras palavras: "sua boba, Deus está escondendo coisas boas de você; você precisa ser como Deus; você não conhece o bem e o mal porque Deus está retendo isso de você; está roubando você". É isso que tinha por traz daquelas palavras de Satanás.

•Notar que o discurso de Satanás não começou inflamado, primeiro Satanás começou colocando dúvidas: "é assim que Deus disse?" Hoje ele diz: a Bíblia não fala que Deus é amor? Como Deus permite tanto sofrimento? Você acha que existe inferno? E depois ele disse: "certamente não morrereis", e no final se inflamou, Gênesis 3:5. Essa é a tática que Satanás sempre usa, ele vem de mansinho e depois se inflama.

•Quando Satanás percebeu que a mulher não foi literal, em Gênesis 3:3 (comparar com Gênesis 2:17), ele dominou a conversa. Ela diminuiu e aumentou: "não comereis, nem tocareis", aí Satanás dominou a conversa, se inflamou e ela comeu o fruto. Daí a necessidade de conhecermos a Palavra de Deus, para não sermos enganados. Por isso Deus escreveu em Apocalipse 22:18~19, que ninguém pode acrescentar ou retirar nada do que está escrito na Bíblia.

•Em Gênesis 2:17 se lê em português, "certamente morrerás", mas no hebraico o que está escrito é "morrendo morrerás". Provavelmente os tradutores acharam que era uma redundância e resolveram traduzir, certamente morrerás. O significado correto é: morrendo espiritualmente, morrerás fisicamente. Estudaremos em detalhes na próxima aula.

•Após Eva ter titubeado na Palavra, Satanás pôde então se inflamar e começou o discurso: "Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Deus está retendo coisas de vocês". Para que área Satanás apelou, "conhecendo o bem e o mal"? Apelou para a alma. Satanás não é bobo, apelou para a alma. A partir daí o corpo e a alma passaram a funcionar na mulher.

•A mulher olha para a árvore: "vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos", agradou o corpo; "e árvore desejável para dar entendimento", para alimentar a alma, o ego, "tomou do seu fruto e comeu, e deu a seu marido e ele também comeu". Vocês acham que a mulher estava tentando suicídio aqui? Se não estava tentando suicídio, estava descrendo da Palavra de Deus, pois Deus havia falado: "morrendo morrerás". A mulher tinha duas palavras diante dela, a de Deus e a de Satanás e ela seguiu a de Satanás. Satanás veio para roubar, matar e destruir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...