Anuncios Shopping UOL
Ricardo Haag

Seguidores

quarta-feira, 3 de março de 2010

Aula 15 - Conseqüências da queda do homem


• Vimos na aula passada:
 Gênesis 2:15; um alerta
 Gênesis 2:16~17; uma ordem
 Gênesis 3:1~6; a tentação e a queda do homem

• As duas árvores no jardim do Éden; Gênesis 2:4~15
No V.9; quantas árvores haviam no meio do jardim e quais eram? A Bíblia diz que ambas estavam no meio do jardim, e cremos que deveriam estar bem próximas uma da outra; a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

• Havia alguma proibição de comerem do fruto da árvore da vida? Gênesis 2:16~17 nos mostra que a única proibição era de comerem do fruto da árvore que alimentava o ego, a alma; da árvore do conhecimento do bem e do mal.

• Se aquele casal quisesse demonstrar a Deus sua vontade, livremente exercida, de permanecerem naquele relacionamento que estavam tendo com Deus, se quisessem demonstrar sua confiança na Palavra de Deus, falada diretamente a Adão, sua confiança no amor de Deus e em todos os Seus atributos, eles teriam comido do fruto da árvore da vida.

• Era a prova que Deus havia determinado para que exercessem livremente a decisão de aceitarem ou não o que Deus havia estabelecido em Seu coração para o homem. A árvore que alimenta o espírito, confirmaria a vida do espírito que já estava em Adão, a vida da qualidade da de Deus (Zoe), na alma e no corpo e assim perpetuaria-se no homem aquele estado em que se encontravam Adão e Eva.

• Apocalipse 22:1~5; a árvore da vida na Nova Jerusalém
A árvore da vida foi retirada da terra. Ela está no meio da praça da Nova Jerusalém e, quando para lá formos, poderemos comer livremente do seu fruto como nosso alimento.

Conseqüências da queda

• Vimos, na aula passada, o ataque de Satanás à raça humana. Ali a raça humana era composta de um único casal, eles eram os cabeças da raça. No homem estava toda a semente da raça humana e ele era o representante de toda a raça.

• Estava diante do homem uma decisão a ser tomada, comer da árvore da vida, que alimentava o seu espírito (ou de qualquer outra árvore, pois não havia proibição), ou comer da árvore do conhecimento do bem e do mal.

• O Diabo não é bobo, fez um apelo para alma e a alma cedeu. O homem escolheu o que a alma apontou, ele tinha soberania dada por Deus, ele tinha a liberdade de escolher o que quisesse comer. Deus havia dado a Sua Palavra e Satanás veio e deu a sua. Não havia a mínima razão, nenhuma base, para o homem crer naquela serpente, crer em Satanás. Eles conheciam a Deus, conheciam Seu poder e amor, conheciam a divindade de Deus naquele próprio jardim que foi criado para eles, bem como conheciam a Palavra de Deus registrada em Gênesis 2:16~17.

• A mulher trocou a certeza por uma vaga possibilidade; "morrendo morrerás" x "para que não morrais". Satanás falou: "Ah!, Deus sabe, certamente você não vai morrer". Satanás mantém essa tática ainda hoje, não muda nem essa frase. A Bíblia é clara de que toda a alma que pecar, essa morrerá; Ezequiel 18:4 e 20. A Bíblia também é clara da existência do inferno e de que todos que não se reconciliarem com Deus, através de Jesus Cristo, vão para lá; o próprio Jesus cita isso claramente nos evangelhos. E Satanás, ainda hoje, diz assim: "certamente não morrerás". Isso é morte eterna! Ir para o inferno é morte eterna, é perpetuar a morte com a qual nascemos.

• Em outras palavras, Satanás diz: "Deus não é tão ruim assim"; "Deus é amor"; "inferno não existe, aqui se faz aqui se paga"; "todos os caminhos levam a Deus"; "no final tudo terminará em ordem"; "você não é tão ruim assim como a Bíblia diz". A Bíblia diz claramente:

 Romanos 3:10~12; todos pecaram.
 Romanos 3:23; e estão destituídos da glória de Deus.

Ele nem muda a frase: "certamente não morrereis"; percebem?

• Quando aquele casal pecou, quando creram na palavra de Satanás e decidiram ou quando morderam o fruto? Quando creram na palavra de Satanás, o pecado já havia entrado neles. O morder do fruto, o comer do fruto, foi a concretização do que já estava dentro de seus corações; era a obra concreta do que estava em seus corações. Portanto o pecado original foi a descrença na Palavra de Deus.

• Quando o homem aceitou a palavra de Satanás, o pecado entrou na raça humana, e onde há pecado, a vida de Deus não pode permanecer. Naquele momento o homem morreu. Lembrem-se do que Deus falou: "no dia que comeres, morrendo morrerás", no dia. O homem não caiu morto fisicamente, mas a vida de Deus foi retirada de seu espírito. O espírito do homem não foi retirado dele, continuou lá, mas não tendo mais a vida da qualidade de Deus (Zoe); "morrendo, morrerás". O homem continuou andando, continuou com a Bios, a vida do corpo, mas não tinha mais Zoe em seu espírito. E o homem cortado da fonte de vida, que é somente Deus, morrendo espiritualmente, morrerás fisicamente, pois o corpo não iria agüentar.

• Nesse instante é que entrou a morte física na raça humana. Deus não criou o homem para morrer, o homem decidiu livremente por esse caminho. É como uma folha cortada de sua árvore, cortada da seiva, de sua fonte de vida; após a folhe ser cortada continua igual visivelmente, mas aos pouco vai modificando-se até virar pó. Esse é o processo no homem.

• Ao pecar, o homem acolheu dentro de si a semente da morte, a semente do pecado. Esse é um princípio bíblico; toda palavra é uma semente. Quando eles acolheram aquela palavra, aquela semente, o que iria dar? O pecado e o resultado do pecado é a morte.

 Isaías 59:1~2; o pecado faz separação para com Deus.
 Romanos 6:23; o salário do pecado é a morte.
 Tiago 1:14~15; a cobiça gera o pecado, que gera a morte.

Lembrar, já estudamos, que morte não é extinção, é separação. O pecado gera separação do pecador para com Deus. A Bios e a Psuche, ficaram, mas a Zoe acabou. E quem não tem Zoe é morto no espírito, pois Deus não pode estar onde há pecado.

• Satanás foi homicida desde o princípio, João 8:44. Ele foi o responsável de oferecer a morte ao homem, de trazer a morte. Foi Satanás que trouxe a morte, mas o homem foi totalmente responsável por acolher aquela semente.

• A Bíblia diz que a mulher foi enganada, I Timóteo 2:14; Satanás a enganou, pois ela o seguiu colocando a sua alma na frente do espírito. Quando Eva usou a sua alma e cobiçou coisas como conhecimento, entendimento, já estava invertendo a cadeia de comando proposta por Deus; Eva preferiu alimentar a sua alma. Porém, o homem não foi enganado.

• Romanos 5:12; por um só homem entrou o pecado.
Aqui também confirma que a morte entrou com o pecado. Deus havia dado a ordem ao homem, ele portanto era o responsável. Adão nem abriu a boca para falar, ele usou a sua emoção (a Bíblia não diz), mas não há outra explicação. Adão amou mais a sua mulher do que a Palavra de Deus; ele caiu de olho aberto e muito certamente para não perdê-la. Como ele era o representante da raça humana naquele instante, assim também a morte passou para toda a raça, pois está escrito que todos pecaram; a semente do pecado frutificou e todos da raça humana estavam na semente de Adão.

• Deus falou: "não coma que você morre"!, e Satanás falou: "come que você vive"! E eles comeram, demonstrando de maneira concreta em quem criam.
 Romanos 6:16; somos servos de quem obedecemos.

• Vemos aí outro princípio, uma lei espiritual: somos servos de quem nos submetemos. Naquele instante, o homem se submeteu a Satanás e porconseguinte o planeta também passou para suas mãos, para o adversário de Deus e dos homens; um servo não tem direito a nada. Quando Satanás veio tentar a Jesus Cristo, no deserto, disse-lhe:

 Lucas 4:6; autoridade e glória dos reinos que me foi entregue.
Portanto, o homem passou a ser escravo do pecado, escravo de Satanás, e perdeu a soberania na terra.

Tática de Satanás

• Satanás sempre ataca de fora para dentro, ou seja, usa o corpo para influenciar a alma e subjugar o espírito. Ele não começou falando assim: "certamente não morrerás, come"; ele falou: "olha para a árvore", chamou a atenção de Eva de fora para dentro, usou o corpo.
 I João 2:15~16

15  Porque Deus está dizendo para não amarmos o mundo? Porque no momento da queda, Adão passou para Satanás o mundo; foi como que arrendou a Satanás a terra, pois na verdade a terra é de Deus, que havia dado a Adão.

16 Porque tudo que está no mundo não vem do Pai, mas sim do mundo. Concupiscência significa: cobiça, uma cobiça muito forte. A cobiça da carne: a carne quer, não passa sem. A cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida; está tudo aqui.
• Foi nessas três áreas, que compõe tudo o que o mundo pode lançar para nossa cobiça, que Eva foi atacada. Comparar com Gênesis 3:6;

 Boa para se comer; cobiça da carne.

 Agradável aos olhos; cobiça dos olhos.

 Desejável para dar entendimento; soberba da vida. Entendimento,
eu vou ser igual a Deus, conhecedor do bem e do mal.

São as mesmas áreas. A mulher foi instigada na alma, através do corpo, objetivando a morte no espírito. Eva usou sua livre vontade para fazer a escolha.

• Quando Jesus foi tentado por Satanás no deserto, não foi diferente, porém Jesus venceu. Jesus foi tentado para mostrar que Adão, que o homem, pode resistir. Jesus agiu na terra como homem, sem Seus atributos de Deus (que é), Filipenses 2:5~11. Porém, Jesus agiu totalmente movido pelo Espírito Santo. Hoje temos plenas condições de agir como Jesus agiu, pois antes de ir para o céu, Jesus delegou toda autoridade para a igreja.

 Lucas 4:1~13; a tentação de Jesus.

• Jesus numa condição muito pior que a de Adão, venceu o Diabo:
 Adão estava no jardim; Jesus foi tentado no deserto.
Adão tinha a companhia dos animais, que não eram selvagens;
Marcos 1:13) diz que Jesus esteve no deserto e estava entre as feras.

 Adão não estava com fome; Jesus estava a 40 dias sem comer.
• E Jesus venceu o Diabo, usando a espada, a única arma que podemos vencer o Diabo (e Eva deveria ter usado sem modificá-la), a espada do Espírito que é a Palavra de Deus, Efésios 6:17. Notar como Jesus usou a Palavra de Deus: está escrito. Para vencer o Diabo, devemos dizer como Jesus: está escrito! Jesus não fez como Eva que aumentou, diminuiu e modificou. Notar também que o próprio Satanás fez uso da Palavra de Deus, porém não foi totalmente fiel.

• As mesmas áreas! Jesus em condição incomparavelmente pior do que Adão, mostrou ao homem que é possível resistir ao Diabo. Ficou registrada a vitória, foi desfeita aquela obra. Jesus venceu o Diabo e a Bíblia diz que Jesus veio para destruir as obras do Diabo.
 I João 3:8

Um comentário:

  1. Seus estudos são claros e nós que somos leigos entendemos perfeitamente.Mas preciso saber uma questão que virou uma polêmica na minha igreja,que a terra como parte física pertence ao diabo,não conseguiram entender o que significa o mundo jaz no maligno,que o diabo nao é o dono da terra mas Deus.O Senhor poderia dar uma resposta num estudo?

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários...