Anuncios Shopping UOL
Ricardo Haag

Seguidores

domingo, 28 de novembro de 2010

Aula 22 - Noé e o Diluvio




• Vimos nas aulas passadas Gênesis 6, onde a Bíblia nos mostra a tentativa de Satanás e seus anjos caídos de deteriorarem a raça humana e impedirem o nascimento da "semente da mulher". Toda a raça foi contaminada, exceto um homem e sua família; Aleluia! É Deus mantendo a Sua Palavra de que de uma mulher da raça humana, um dia, o Seu Filho nasceria, aquele que socaria a cabeça da serpente. É isso que Satanás estava tentando impedir que acontecesse.

• Gênesis 6:8~9; Noé achou graça aos olhos de Deus.
Noé andava com Deus, este é o segredo. Ele viveu numa geração moralmente corrompida, numa civilização totalmente corrompida, mas ele andava com Deus e manteve-se íntegro e justo. Noé era íntegro e justo porque foi alcançado pela graça de Deus e respondeu com fé.

 II Pedro 2:5; Noé era pregador da justiça, foi preservado junto com mais sete pessoas, a sua família.

• Gênesis 6:10 ~22; Deus anuncia o dilúvio

 Gênesis 7:1~24; Noé na arca com sua família; o dilúvio.

Talvez muita gente nunca leu o relato do dilúvio; são impressionantes os seus detalhes, muitos ficam discutindo a veracidade da ocorrência do dilúvio. Em todos os povos antigos existem relatos da ocorrência de uma inundação total, sem ser a Bíblia, e alguns citam até que 8 pessoas foram preservadas. Outro grande questionamento é se o dilúvio foi total na terra ou somente naquela região. Se o dilúvio foi parcial, então alguma parte da terra ficaria seca. Se isso é verdade, porque Deus mandaria Noé construir a arca? Deus teria mandado Noé e sua família irem para a parte seca da terra e não teriam trabalhado durante 100 anos para construírem a arca.

• Deus dá detalhes impressionantes no relato do dilúvio:

 Gênesis 7:11; a data da ocorrência.
 Gênesis 6:21; alimento para comerem.
 Gênesis 7:19; todos os montes ficam cobertos.
 Gênesis 7:20; 15 côvados acima dos altos montes; por causa do calado da arca. Foi fabricado um modelo reduzido da arca, em medidas proporcionais, e constatou-se que a forma construtiva da arca é excelente para agüentar turbulências aquáticas. A arca podia girar até 60° em seu eixo e conseguia voltar.
 Gênesis 7:15; como Noé conseguiu pegar todos os animais? Os animais entraram
para junto de Noé; Deus mandou que os animais entrassem. Existe esse poder?  João 21;1~6; não podiam puxar a rede por causa da grande quantidade de peixes; Jesus ordenou que os peixes lá estivessem.
 Gênesis7:1~4; Deus mandou Noé entrar com sua família e a arca ficou aberta ainda 7 dias. Qualquer pessoa, daquela geração que quisesse entrar na arca podia ter entrado.
 Gênesis7:16; Quem fechou a arca? Deus fechou a arca e então ninguém mais podia
entrar. Apocalipse 3:7 diz: o que Deus fecha ninguém abre.
 Gênesis7:11 e Gênesis 8:13~14; o dilúvio prevaleceu por um ano.

• Noé passou 100 anos construindo a arca, proclamando que haveria o dilúvio e que toda a terra seria coberta. Vocês podem imaginar os "deboches" daquela geração corrompida? Nós temos uma situação parecida hoje, a arca é um tipo, é uma figura de Jesus: "quem estiver dentro será salvo". Experimente contar sobre o arrebatamento para um incrédulo, conte que num piscar de olhos iremos desaparecer e nos encontraremos com Jesus nos ares! Só pela fé. Foi difícil para Noé, mas por duas vezes o texto diz que Noé fez tudo como o Senhor lhe ordenara; Gênesis 6:22 e Gênesis7:5.

• O dilúvio foi um juízo de Deus sobre aquela geração e o mundo foi destruído. Somente oito pessoas foram salvas: Noé, sua esposa, seus três filhos e as esposas de seus filhos, além dos animais que entraram na arca.

• Neste final da segunda época e entrando já na terceira época, ficou claro e provado, ficou registrado na Palavra de Deus, que o homem guiado por sua própria consciência não tem poder, não pode, não tem capacidade de voltar ou de retornar aquilo que perdeu, à ligação e relacionamento com Deus. Sem Deus o homem não tem capacidade de livrar-se da situação em que se encontra, separado de Deus.

• Gênesis 8:1~14; as águas secam.

 Gênesis 8:15~22; Noé sai da arca.
 Gênesis 9:1~7; Deus abençoa Noé e seus filhos.
Terminado o dilúvio as águas baixaram e Noé teve a prova de que tudo estava seco. Ele sai da arca e imediatamente Deus vem falar com ele.
 Gênesis 8:20; a primeira coisa que Noé faz é um altar ao Senhor e oferece sacrifícios a Deus, significando que continuava aquela forma de relacionamento do homem com Deus, através do sangue de animais.

• Até aqui vimos: na primeira época o homem estava num estado neutro e teria que exercer sua vontade para provar se queria ou não ficar com seu Criador. Depois na segunda época, o homem caído, porém com a consciência despertada para o bem e para o mal, vimos o fracasso do homem em ser dirigido por si próprio. Agora vamos ver Deus estabelecendo algo novo. Deus vai estabelecer um governo, leis, Deus vai escolher homens para governar homens. O plano de Deus era estabelecer o seu reino na terra, onde homens que ele levantasse, guiados por Ele, guiassem a outros homens. Assim que Noé sai da arca, Deus vem e apresenta sua vontade. Porém, nunca se esqueçam que todas as vezes que Deus revela Sua vontade ao homem, Satanás está ali vendo e irá apresentar outro plano, semelhante, para destruir, para tentar desfazer e estragar o plano de Deus.

• Gênesis 9:1~7
Deus vem falar com Noé e vemos claramente Ele mudando novamente a maneira de lidar com o homem aqui na terra, dando novas ordens, revelando Sua vontade para o homem. Vamos salientar o que Deus colocou de novo:

o V.2 e V.3; até aqui todos os animais e o homem comiam apenas ervas, vimos isso em Gênesis 1:29~30, e não tinham medo um do outro. Não tinham medo, pois Deus estava avisando que de agora em diante os animais passariam a ter medo dos homens. Deus muda aqui, prestem atenção pois é uma mudança, muda o relacionamento dos homens com os animais. Antes todos comiam só ervas e não tinham porque ter medo. Porém agora, os animais serviriam de alimento para o homem. Deus estava ordenando ao homem que comesse carne, além das ervas.

o Havia um motivo para essa nova ordem. O que vamos falar agora, Deus revelou à uma médica americana, a qual Deus preparou para ministrar sobre batalha espiritual. Temos um corpo físico, o corpo que vemos, mas a Bíblia mostra que temos também um corpo espiritual. O nosso espírito tem a forma do nosso corpo físico, ou seja, tem a mesma silhueta.

 II Coríntios 12:2~3; Paulo relata que foi arrebatado ao céu e que tinha dúvidas se foi em corpo ou em espírito. Com certeza viu o formato do seu corpo, viu a silhueta de si mesmo.

o A forma de nosso corpo espiritual corresponde exatamente à forma de nosso corpo físico. Quando lutamos contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes, quem luta é o nosso corpo espiritual, sob a total orientação de Jesus Cristo. Por isso Paulo fala que nossas armas não são carnais, mas são poderosas em Cristo; II Coríntios 10:3~4. Talvez isso seja muito estranho para você, mas é exatamente o que acontece. Quando oramos para nos revestirmos da armadura de Deus, Efésios 6:10~18, nosso corpo espiritual, o nosso espírito, é que será revestido.

 I Coríntios 5:3~4; vemos Paulo aqui ausente no corpo mas presente em espírito, sob o comando de Jesus Cristo.
o Essa saída do espírito do corpo, também é usada pelas pessoas ímpias, com a maior tranqüilidade. Isso é o que acontece nas "viagens astrais" ou quando a pessoa diz que "entrou em alfa"; porém aqui, estão sob a ordem de Satanás ou da própria alma da pessoa. A alma nunca se separa do corpo físico, somente quando o corpo morre, é o espírito que se separa nesses casos.

Para entrarmos em batalha espiritual, entrar na brecha por alguém, temos em primeiro lugar que estar sob o comando do Senhor Jesus Cristo e revestidos com a armadura de Deus, só assim Deus permitirá que entremos na batalha. Temos que ter intimidade com Deus, com a Palavra de Deus, para entrarmos em uma luta espiritual. Estamos falando de batalha, não de uma "guerrinha" qualquer.

Quando o nosso corpo espiritual entra em luta espiritual, o nosso corpo físico sofre um desgaste muito grande de proteínas, não temos consciência disso, mas é isso que acontece. Ficamos exauridos fisicamente após uma luta espiritual. Se não cuidarmos de repor essas proteínas, nosso corpo enfraquecido fica sujeito à ataques demoníacos e podemos ter problemas em nosso corpo físico. E aqui, em Gênesis 9:3, Deus manda que o homem coma carne! Tinha um propósito para isso, pois o homem passaria agora a guerrear no reino espiritual contra as hostes da maldade, contra Satanás e seus anjos caídos. Porém, desde esse dia Satanás está trabalhando para que o homem não coma carne. No hinduismo, como em todas as religiões orientais, que não seguem a Deus, se ensina a abstinência de carne.

Estudando a Bíblia, vemos muitas passagens relacionadas com esta nova ordem:
o Na lei mosaica, os sacerdotes e os levitas eram obrigados a comerem carne todos os dias. Eles eram os guerreiros espirituais do povo de Israel.
o Quando Elias foi enfrentar os profetas de Baal, Deus antes o alimentou no deserto com carne trazida por corvos, após um jejum de 40 dias.
o Quando os três anjos foram visitar Abraão, sendo um deles o próprio Jesus, Abraão ofereceu a eles um novilho para comerem; já vimos isso em Gênesis 18:7~8.
o Essa história de que comer carne faz mal, é mentira do diabo. Os movimentos vegetarianos, as proibições de se comerem certos alimentos, não partem de Deus.

 I Timóteo 4:1~4; doutrinas de demônios, a Bíblia é que diz.
Não queremos dizer que no dia em que você não comer carne, vai sofrer um ataque do diabo, não é isso. Muitas vezes, precisamos fazer jejuns, pois Jesus mesmo disse que existem castas de demônios que só saem com jejum e oração. Mas depois da batalha temos que repor as proteínas.

 Mateus 17:14~21
Temos também o exemplo de Daniel que ficou comendo somente vegetais, pois as iguarias do rei estavam contaminadas e consagradas a espíritos malignos. Por isso a Bíblia nos exorta a orarmos sempre antes de comermos.

o V.4; essa ordem de não comer sangue dada aqui, é repetida na lei mosaica e repetida para a Igreja;

 Atos 15:20 e 29; abstenham-se de comer carne sufocada e do sangue.
É impressionante como os mesmos cultos demoníacos que proíbem comer carne, mandam tomar sangue, já vimos isso muito por ai.
o V.5 e V.6; Deus aqui está instituindo a pena de morte: se o homem matar, eu requererei a sua vida. Lembram como era no período anterior? Pisou no pé, morreu; ainda cantavam e faziam poesia sobre o acontecimento. Deus falou não, vamos barrar isso aqui, se alguém matar o governo tem que intervir! Deus não está falando de vingança pessoal, está estabelecendo uma pena para que essa agressividade, essa violência do homem contra o homem, cessasse. Mas seria o governo e não o indivíduo que deveria intervir.
o Estes itens que vimos permanecem até hoje para a raça humana. Até aqui Deus falou com a raça humana como um todo. A raça humana era uma só, uma só língua, um só povo, e quando Deus revelava Sua vontade, era para a raça toda. Este vai ser o último período em que Deus irá falar a humanidade toda, daqui para frente Ele vai falar com grupos de pessoas da humanidade. Aqui vai ficar provado que o homem como raça, o homem no geral, rejeitou a revelação de Deus.
o V.7; Deus confirma o que já havia estabelecido para Adão.
• Gênesis 9:8~17; Deus estabelece uma aliança.
Toda vez que virem o arco-íris no céu, lembrem-se que Deus continua com Seu plano de salvar a raça humana, lembrem-se que Ele tem uma aliança com o homem e o arco-íris é o sinal dessa aliança; o Seu arco. Quando chegarmos na Nova Jerusalém, quando entrarmos na sala do trono de Deus, veremos o arco-íris lá Apocalipse 4:3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...