Anuncios Shopping UOL
Ricardo Haag

Seguidores

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Aula 23 - RAÇAS E NAÇÕES



6.1 Início das raças e nações

• Relembrando a aula anterior; Noé saiu da arca e Deus vem logo falar com ele, indicando assim que Noé seria o canal de Deus, o vice-regente aqui na terra. Vimos que Deus deu novas ordens. Deus mudou o relacionamento do homem com os animais, determinando que a partir de agora a raça humana poderia comer carne, além de ervas. Vimos e estudamos que havia um motivo para essa determinação.

• A partir do dilúvio, Deus estava estabelecendo um governo, um reino na terra. Estava dando leis e iria indicar as pessoas que governariam sobre os homens. Vimos por último que Deus fez uma aliança com a raça humana, uma aliança que estabelecia que nunca mais toda a toda carne seria destruída pelas águas do dilúvio, que nunca mais haveria dilúvio para destruir a terra.

 II Pedro 3:5~7; os céus e a terra de agora estão guardados para o fogo.
 Apocalipse 21:1; novo céu e nova terra.

• Sempre que Deus estabelece uma aliança com o homem, Deus coloca um sinal para essa aliança; aqui Deus colocou o arco-íris, o Seu arco. O motivo é que sempre que o arco aparecesse no céu, o homem e o próprio Deus se lembrem do pacto de Deus firmado com a terra.

• Desde o princípio com Adão, Deus entregou ao homem o dever de governar e controlar a vida aqui na terra e essa ordem não foi retirada com Noé e seus filhos. Veremos que Deus inicia uma nova fase; estava estabelecendo um governo, o Seu reino aqui na terra dirigido por homens que Ele iria escolher.

• Apesar de Noé ter sido escolhido e a Bíblia relatar que ele andava com Deus, veremos que a velha natureza pecaminosa, a natureza adâmica, estava ainda presente em Noé. Precisamos ter consciência de que essa natureza está em nós, termos total dependência de Deus e desconfiarmos de tudo que é da carne. Precisamos de Deus, pois temos a velha natureza ainda em nós.

• Gênesis 9:18~19
Lendo o V.18 vemos uma coisa destoando na leitura, uma coisa que aparentemente não tem nada a ver com o texto; "Ora, os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cão e Jafé;" e então o verso diz: "Cão é o pai de Canaã". Não é estranha essa citação na seqüência do verso? Veremos adiante que Cão teve muitos outros filhos, mas aqui o texto chama a atenção falando de Canaã. Sempre que a Bíblia ressalta alguém dessa forma, veremos muito isso quando aparecem genealogias, temos que prestar muita atenção nesse personagem.

• Porque o texto ressaltou "Cão é o pai de Canaã"? Porque não citou também algum filho de Sem ou de Jafé?
 Gênesis 9:20~29

Vemos neste texto que Cão fez uma coisa muito grave (V.22), e quem foi amaldiçoado, quem recebeu a maldição? (V.24 e V.25), Canaã e não Cão.

• Deus é "a justiça perfeita", portanto tudo que Ele faz e determina é perfeitamente justo. Só podemos concluir neste texto que esse ato de Cão foi muito sério. Na época de Noé, deveria ser assim em todas as épocas, a nudez era uma coisa extremamente vergonhosa. Deus usa a figura da nudez, já estudamos isso, como símbolo de total desproteção, símbolo de vergonha, de tudo que é ruim. Era extremamente vergonhoso ver-se a nudez de alguém, muito mais um filho ver a nudez de seu pai.

• Alguns interpretam esse texto dizendo que houve uma tentativa de um ato imoral de Cão para com seu pai, mas não temos nenhuma evidência bíblica para concluir isso, há até uma teologia que ensina isso. Mas que foi uma coisa muito grave o que Cão fez, foi. Talvez ele quisesse quebrar a autoridade de seu pai, como se fosse uma rebelião. Noé era o canal de Deus, era o vice-regente de Deus na terra.

• Mas porque Noé amaldiçoou Canaã e não Cão? Quando estudamos na história bíblica os acontecimentos que se sucederam, entendemos o porque. O que Noé falou: "Maldito seja Canaã", significou que Canaã iria ser para Cão, iria envergonhar Cão, iria desonrar Cão, como ele Cão tinha feito Noé. Quando examinamos a história dos cananitas, os cananeus que estavam lá na terra de Canaã, vemos as prática medonhas que eles tinham e porque Deus mandou exterminá-los.

• Essa maldição de Noé sobre Canaã, não foi porque Noé ficou com "raiva" e falou aquilo por desaforo. Quando um patriarca abria a sua boca para bendizer ou maldizer os seus filhos, eram profecias dadas por Deus. Eles iriam falar aquilo querendo ou não querendo. Isso é provado com muitas passagens na Bíblia.

 Gênesis 27:38~40; palavras duras de Isaque para Esaú que era o seu filho predileto.

Os patriarcas profetizavam sobre seus descendentes, e foi o que aconteceu com Noé. O que Noé profetizou, vemos que aconteceu com os cananeus.

• V.26 e V.27; Deus, através da boca de Noé, estava profetizando as características principais que teriam os três filhos de Noé e seus descendentes. Servo, subentende-se que haveriam homens governando homens; era o governo sendo estabelecido na terra. Vemos aqui, com a profecia dada a Noé, que Sem e Jafé tomaram a liderança.

• Gênesis 10:1~32

As genealogias são dadas na Bíblia para chegarmos até Jesus Cristo.
o Cão (ou Ham) V.6 ao V.20; Cão significa "preto ou quente". Não sabemos se Cão era preto, mas os genes que deram origem a raça negra estavam em Cão. Canaã eram tribos que descenderam de Cão e habitavam a palestina; todos aqueles povos que foram expulsos da terra prometida, vieram de Cão. Pute hoje é Líbia; Mizraim é o Egito; Cuche é o Iraque. A Etiópia e vários outras tribos da África vieram de Cão.

o Sem (ou Chem) V.21 ao V.31; Chem significa "nome". Dele vieram os Assírios, os Árabes e os Hebreus; Abraão vem de Sem. O filho de Sem que deu origem à Israel chamava-se Arfaxade. De Sem vem toda a descendência de Abraão, por isso os israelitas são chamados de Semitas.

o Jafé V.2 ao V.5; Jafé significa "expansão". Dele vieram a maioria dos povos da terra. Os Russo, Gregos, Italianos, Franceses, Espanhóis, Alemães, Celtas, Eslavos, Escandinavos, Getes, Centões, Belgas, Anglo-saxônicos, Holandeses, Suíços, Hindus, Persas, Búlgaros, Japoneses e provavelmente os Chineses.

• Esse é um quadro bem geral da formação dos povos e descendências dos filhos de Noé; temos aí a origem das nações que temos hoje no mundo; Gênesis 9:19. O que vimos é muito simplificado, se você procurar em alguma enciclopédia e começar a pesquisar, como p.ex a Enciclopédia Britânica, você terá uma visão mais profunda do assunto.

• Gênesis 9:26; "Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem".

Sem (Chem) significa "nome" e Jeová é o nome de Deus. Quando Moisés estava para tirar o povo do Egito, ele disse para Deus: "vou falar ao povo, quem me mandou fazer isso?" Deus então apresenta-se com o nome Jeová. Esse é o mesmo nome citado aqui em Gênesis 9:26; "Bendito seja Jeová Deus de Sem". Jesus veio à terra através de Israel, que descende de Sem, por isso que Sem é nome.

• Gênesis 9:27; "e habite Jafé nas tendas de Sem".

Deus aqui está mostrando que Jafé tomaria parte das bênçãos que viriam sobre Sem. Hoje quando olhamos para as nações, vemos que realmente a maior extensão, o maior domínio, está com os povos jaféticos. São esses povos que mais espalham a Palavra de Deus na terra; por isso Jafé significa expansão.

• Idade dos patriarcas:
Adão viveu 930 anos Sem 600
Sete 912 Arfaxade 438
Enos 905 Selá 430
Quenã 910 Eber 464
Maalalel 895 Pelegue 239
Jarede 962 Reú 239
Enoque 365 * Serugue 230
Matusalem 969 Naor 148
Lameque 777 Terá 205
Noé 950 Abraão 175
* Enoque foge a regra, pois foi arrebatado por Deus.

• Gênesis 10:25; nos dias de Pelegue foi dividida a terra.
Pode ser uma referência ao castigo que veio (veremos na próxima aula) sobre a cidade de Babel, a divisão das línguas, ou pode ser também aquela divisão celebre que houve entre a costa da África e a costa das Américas. Os nomes bíblicos sempre têm um significado.

• Analisando a genealogia acima, vemos que a idade dos patriarcas foi diminuindo aos poucos e de repente, após Pelegue, a idade diminui de 400 para 200 anos. Pode ter ocorrido uma drástica mudança climática na terra para que isso ocorresse devido a divisão dos continentes. Mas o mais certo é que o pecado foi (e está) deteriorando a raça humana e como conseqüência diminuindo a idade média das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...